O Programa Bate Coração foi implantado na UPA de Penedo no dia 1° de março, uma iniciativa da Sesau Alagoas realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, para atender pacientes que chegam com sintomas de infarto, proporcionando maior agilidade de atendimento e encaminhamento para a cirurgia.
A iniciativa visa reduzir o índice de mortalidade, atendendo conforme o protocolo que prevê atendimento e encaminhamento do paciente com sintomas de infarto para o hospital de referências da forma mais mais rápido possível.
“Quando idealizamos o Programa Bate Coração, sabíamos que salvaria muitas vidas, uma vez que o Infarto Agudo do Miocárdio é uma das principais causas de emergências que atingem o povo, não só de Alagoas, mas também do Brasil”, explica Guilherme Lopes, Secretário Executivo da Sesau Alagoas.
Na sexta-feira, 15, o Programa Bate Coração realizou a primeira transferência de paciente para o Hospital do Coração, em Maceió, mostrando que a agilidade na identificação do quadro clínico é determinante para garantir a vida do paciente.
“Esse programa foi implementado há pouco tempo, mas já se mostra ser bem eficiente. Tivemos uma paciente que estava enfartando, chegou aqui na UPA às 12h30 e uma hora e meia depois já estava indo de helicóptero para o Hospital do Coração, em Maceió. Com essa agilidade, a paciente conseguiu ser operada e passa bem”, disse o médico responsável pelo programa, Dr. Pedro Victor Alves Castro.
A transferência foi feita pelo Serviço Aeromédico do SAMU, que é uma unidade avançada de saúde composta por médicos e enfermeiros. O paciente para ser transferido tem que está estabilizado pela equipe da UPA para que não apresente problemas durante o voo até o Hospital do Coração.
“O paciente tem toda a assistência na UPA e só sai com um quadro estável. O atendimento tem que ser muito ágil e nossa equipe está capacitada para atender rapidamente pacientes que chegam aqui com dor torácica. Essa paciente chegou e nem foi para a triagem, foi direto fazer o eletrocardiograma. É muito importante reconhecer esses sintomas, se não reconhecer que está enfartando, não terá tratamento”, esclarece Dr. Pedro Castro.
Na UPA de Penedo, a primeira paciente que se enquadrava nos critérios do programa foi atendida com excelência e rapidez pela equipe multidisciplinar que acionou o protocolo. Ela foi estabilizada e, em parceria com o SAMU (USA PENEDO), transferida até o helicóptero do SAMU para ser levada ao Hospital do Coração, dentro do tempo necessário para a realização da assistência adequada”, acrescenta a Diretora da Rede de Urgência e Emergência da SEMS Penedo, Camylla Ataide Rezende.