×

Cultura

Programa Autoria apresenta a vida e obra do poeta alagoano Milton Rosendo

Vida e obra de Milton Rosendo são destaques do Autoria desta segunda

Literatura e dramatização. Esses são os ingredientes principais do programa Autoria, da TV Educativa de Alagoas (TVE), em edição especial com o jovem poeta alagoano Milton Rosendo, autor do livro Os Moinhos. O programa será exibido nesta segunda-feira (7), às 19h45, trazendo ainda poesias de Rosendo interpretadas por Bethe Miranda, do grupo teatral Cia da Meia-noite.

Numa linguagem que se próxima do documentário, o Autoria faz com que o poeta mergulhe na própria infância e adolescência e revele detalhes de experiências vividas e amadurecidas ao longo do tempo. Milton Rosendo revive cenas familiares, a exemplo do primeiro contato com a leitura, que segundo ele ocorreu por osmose, ao ver o pai por muitas vezes debruçado sobre livros de bang-bang, envolvido pelas imagens de tiroteios e drinques em saloons do velho Oeste americano.

Rosendo também fala do menino introspectivo que era e do fato de ter usado a leitura como forma de “ter a casa cheia de amigos”. “Lembro-me de eu menino, perdido entre gibis e alguma ‘literatura’ esotérica (astrologia, sobretudo). No mais, a minha infância estava descolada dos livros, ficou num fundo de quintal, entre silêncios e bonecos de vinil,” revela.

Influências – O alagoano desempoleira da memória títulos de livros que influenciaram suas primeiras leituras, sobretudo os que produziram em seu íntimo “o sentimento perturbador das palavras”. Milton também fala dos primeiros passos como poeta, “ainda que os tenha feito para se confessar”. E conta o exato momento em que descobriu ter sido escolhido pela poesia e não o contrário.

“A poesia é o meu modo de ser; vivo dessa intermitência de só me saber estar sendo no instante em que escrevo; a minha vida, penso, empresta-se a mim apenas como motivo de escrita”, confessa o autor.

O poeta fala ainda do seu método de trabalho na hora de escrever, do gosto pelos escritores modernos e de sua obra “Os Moinhos”, lançado em 2007 através do Prêmio Lego de Literatura, promovido pela Faculdade de Letras da Ufal. Milton fala dos novos projetos, incluindo novos livros de poesia e parcerias com bandas alagoanas, a exemplo da Gato Zarolho, que já gravou duas músicas do poeta: Farsa e Bossa Atômica.

“A minha escrita é completamente infestada pelos conteúdos que estudei; o que se esgarça, se destrói, se quebra, se pulveriza, me comove como aquela imagem no lago que se tenta inutilmente pegá-la”, diz.

Milton Rosendo é licenciado em Letras pela Ufal. Tem mestrado em Literatura Brasileira, com dissertação sobre a representação sígnica da morte no poema Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto. Atualmente, está às vésperas de defender sua tese de doutorado, que examina a fragmentação manifesta nos vários níveis da textualidade em Invenção de Orfeu, de Jorge de Lima.

O programa “Autoria” é produzido e idealizado por Simone Cavalcante, com edição executiva de Anete Carvalho e edição e finalização de Gustavo Lima. O programa é quinzenal e poderá ser conferido nas segundas-feiras, às 19h15, com reprise nas quintas-feiras, às 18h45 e aos sábados, às 11h45, na TVE Canal 3 da TV aberta, e Canal 6 da NET.