O Estado de Sergipe trabalha para avançar nas políticas públicas de alfabetização. Exemplo disso é o Programa ‘Alfabetizar Pra Valer’, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), em regime de colaboração com os municípios. Com sete eixos de atuação, que incluem desde a formação de professores, gestores escolares e coordenadores até a oferta de apoio financeiro aos municípios, o programa tem como objetivos alfabetizar 100% dos estudantes sergipanos na idade certa e melhorar o atendimento escolar aos estudantes do último ano da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização.
Em 2024, foram realizadas 7.122 matrículas na rede estadual e 92.983 na rede municipal, totalizando 341 e 4.851 turmas, respectivamente. Por meio do Programa ‘Alfabetizar pra Valer’ (PAPV), estudantes da Educação Infantil, do Ciclo de Alfabetização e, excepcionalmente, do 3º ano do Ensino Fundamental, contam com materiais complementares e apoio pedagógico para garantir a alfabetização na idade certa.
O Programa Alfabetizar pra Valer foi instituído pela Lei Estadual n° 8.597/2019 com a meta de alfabetizar 100% dos estudantes sergipanos na idade certa – até os 7 anos de idade. A iniciativa visa avanços no atendimento escolar aos estudantes do último ano da Educação Infantil, Ciclo de Alfabetização e, de forma excepcional, do 3º ano do Ensino Fundamental, por meio do compartilhamento de estratégias e recursos que contribuem para a elevação do nível de proficiência em leitura e escrita e, consequentemente, permitam a progressão escolar, prevenindo o abandono, a evasão e a distorção idade/série nos anos subsequentes à alfabetização.
Por meio do Programa Alfabetizar pra Valer, o Regime de Colaboração com os municípios vem se fortalecendo em Sergipe. Todos os 75 municípios aderiram à iniciativa e contam atualmente com apoio técnico para a melhoria dos seus indicadores de alfabetização. A iniciativa abrange os seguintes eixos: formação de professores e gestores escolares; oferta de materiais complementares; qualificação da avaliação educacional; monitoramento dos resultados; premiação de escolas com melhores desempenhos e fortalecimento da gestão escolar. A Seduc tem efetivado ciclos formativos para professores da educação infantil com o apoio de parceiros.
O secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, destaca os esforços da rede pública de Sergipe, independentemente de ser estadual ou municipal, já que os investimentos são em regime de colaboração. “A melhoria da qualidade da educação é um desafio de todos, e o ‘Alfabetizar pra Valer’ é justamente essa linha que une as redes para melhorar a educação pública sergipana. Sergipe tem compromisso com a alfabetização. O bom desempenho mostra que estamos avançando positivamente na promoção e valorização das boas práticas pedagógicas implementadas pelos profissionais da educação envolvidos na etapa de alfabetização. Os avanços são reflexos da democratização do acesso à matrícula, na Busca Ativa Escolar, no regime de colaboração dos municípios e, principalmente, no empenho dos nossos profissionais que desempenham um papel importante na alfabetização e formação dos alunos. Trabalhamos para que mais sergipanos estejam alfabetizados”, disse.
A diretora da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam), Amanda Vieira Batista, destacou as expectativas para os próximos indicadores de alfabetização. “Temos boas expectativas quanto à melhoria desses indicadores, sobretudo o Indicador Criança Alfabetizada, que é gerado a partir da relação entre o Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Estamos confiantes de que ele avançará”, afirmou a diretora.
O programa, presente tanto na rede estadual quanto na rede municipal, tem contribuído para elevar os índices de alfabetização em todo o estado. Em Estância, por exemplo, 1.842 alunos matriculados são beneficiados pelo ‘Alfabetizar pra Valer’. Segundo o secretário municipal de Educação de Estância, João Luiz, o PAPV é a maior política pública de educação instituída em Sergipe nos últimos anos. “Graças a esse regime de colaboração entre Estado e municípios, estamos fortalecendo o processo de alfabetização e, de certo modo, recompondo as perdas de aprendizagem que nossos alunos sofreram durante a pandemia”, colocou.
Ele também destacou o impacto do programa na aprendizagem. “Essa parceria atua em diversos eixos, como formação de professores, distribuição de materiais e suporte de pedagogos, que ajudam nossos docentes a desenvolverem seus trabalhos da melhor forma possível”, frisou.
A presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Sergipe (Undime/SE) e Região Nordeste, professora Josevanda Franco, ressaltou que o regime de colaboração entre Estado e municípios é uma referência nacional em programas de alfabetização, pela continuidade das ações desde os anos iniciais da alfabetização até os anos finais do ensino fundamental. “Esse programa essencial permite que os municípios alinhem estratégias contínuas no processo de ensino-aprendizagem, com formações, materiais didáticos específicos, planejamento e acompanhamento. Podemos afirmar que é a maior política pública de alfabetização e recomposição das perdas em regime de colaboração, atuando de maneira integrada em diversos eixos”, afirmou.
Reconhecimento
A diretora da Escola Rotary Club, em Lagarto, Eliete Cezar, destacou a importância do Programa ‘Alfabetizar pra Valer’ para o aprendizado cognitivo em leitura e escrita. “Nossa escola trabalha com o PAPV desde sua implementação pela Seduc, em 2021, e observamos uma melhoria considerável no desenvolvimento dos nossos alunos. Fomos reconhecidos como ‘Escola Destaque’ em 2022, 2023 e 2024, alcançando um índice de alfabetização desejável de 95% entre nossos estudantes”, justificou.
Eliete também agradeceu o apoio contínuo da Secretaria de Estado da Educação. “Esse trabalho planejado, com o envolvimento da comunidade escolar e o suporte da DRE 2, tem sido fundamental para nosso sucesso. O PAPV vem contribuindo para que nossa escola seja reconhecida não apenas em Lagarto, mas em todo o Estado de Sergipe”, concluiu.
Luzy Cátia, mãe do aluno André Luiz, compartilhou sua satisfação com a alfabetização de seu filho. “A alfabetização é essencial para o desenvolvimento infantil. Meu filho estuda em uma escola excelente, com profissionais dedicados, que, por meio do programa, promoveram avanços significativos na leitura e no aprendizado dele”, destacou.
Aprovação
A gestora da Escola Estadual São Cristóvão, Débora Evangelista, ressaltou os resultados positivos do PAPV. “Houve uma ampliação do vocabulário dos alunos e uma melhora na leitura individual e compartilhada. As crianças estão motivadas, as famílias estão satisfeitas, e o resultado é claro: alunos alfabetizados na idade certa”, disse.
A coordenadora do Colégio Estadual Profª Áurea Melo, Paulina Alves, destacou o impacto do programa. “O PAPV oferece materiais que despertam o gosto pela leitura. Durante os intervalos, percebemos que muitos alunos preferem ficar na sala de leitura a brincar”, afirmou.
Agência Sergipe