Gestantes receberam atendimento médico
Com o objetivo de complementar a alimentação das gestantes em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional, o programa de combate à mortalidade infantil Viva Vida Penedo chegou nesta quarta-feira, 22, a sua 9ª edição. A iniciativa que é desenvolvida numa parceria estabelecida entre a Prefeitura de Penedo e o Governo de Alagoas tem impressionado representantes de outros municípios.
O programa que é desenvolvido atualmente em Penedo foi apresentado pela primeira-dama do município, a pediatra Elenice Saldanha, em um congresso de medicina realizado em Brasília na última semana. Segundo a primeira-dama, a forma como tem sido conduzido o programa na cidade ribeirinha, distante 160 quilometros da capital alagoana, impressionou representantes de vários municípios brasileiros.
De acordo com o prefeito Israel Saldanha (DEM) que participou da solenidade de abertura da 9ª edição do Viva Vida, no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Penedo (Sindspem), o diferencial que leva ao sucesso do programa é a doação de cada pessoa envolvida no processo de execução. “Acho que em Alagoas nenhuma prefeitura faz o que a gente tem feito por vocês”, declarou o chefe do executivo.
A solenidade de abertura contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Penedo, Manoel Messias Lima, o Messias da Filó (PDT), que elogiou a iniciativa da prefeitura de Penedo, afirmando que o programa deve ser reconhecido por todos os que prezam por uma gestação acompanhada e segura para as jovens penedenses que em breve se tornarão mãe.
Para haver uma maior participação no evento, as gestantes e nutrizes são transportadas dos postos de saúde onde fazem o pré-natal para o Sindspem, onde recebem um farto café da manhã e participam de palestras educativas que orientam sobre as práticas saudáveis que as mães devem seguir para garantir também a saúde do bebê.
Durante a programação do 9º Viva Vida Penedo, as futuras mães também foram submetidas a exames médicos, receberam cestas nutricionais e aquelas que não dispunham de identidade puderam retirar seu documento de durante o evento.
