×

Maceió

Profissionais se preparam para utilizar nova ferramenta de trabalho

Prontuário SUAS cria condições para a produção de dados e estatísticas mais consistentes

Profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) participaram nesta terça-feira (24) de um treinamento para implantação e utilização do prontuário Sistema Único de Assistência Social (Suas), que é um instrumento essencial para o trabalho social com as famílias no âmbito do Suas.

O prontuário Suas visa oferecer aos profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Especializados de Assistência Social (Creas) um instrumento que auxilie e oriente a organização das informações relativas ao processo de acompanhamento das famílias e indivíduos.

A capacitação foi ministrada pelas assistentes sociais da Semas, Mariele dos Santos e Roseane Farias, que passaram por treinamento no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em Brasília.

Segundo Mariele dos Santos, o prontuário é um instrumento técnico que o MDS padronizou para ser utilizado em todo o país para o acompanhamento das famílias atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi). “É um ganho tanto para os profissionais da rede de Assistência Social como para as famílias que estão sendo acompanhadas, visto que essas famílias terão um registro único não sendo mais necessário que recontem a sua história a cada atendimento”, destacou a assistente social.

Para a assistente social Roseane Farias, a ferramenta contribuirá na qualificação do atendimento às famílias feitos pelos profissionais dos Cras e Creas. “O Prontuário Suas permitirá o registro das principais características da família e ações realizadas com a mesma, preservando assim todo o histórico de relacionamento da família com os serviços da unidade”, disse Roseane.

De acordo com o MDS, o Prontuário Suas cria condições para a produção de dados e estatísticas mais consistentes, tornando possível avançar no conhecimento do perfil e do volume de famílias e indivíduos acompanhados pelos Cras e Creas, assim como sobre a incidência de determinadas situações de violação de direitos atendidas pela Assistência Social.

A capacitação foi realizada pela Coordenação de Gestão do Trabalho e Educação Permanente em Assistência Social (CGTEPAS) da Semas e voltada para assistentes sociais, psicólogos e advogados que atuam nos Cras e Creas de Maceió. O evento continuará nesta quarta-feira (25), a partir das 8h, no miniauditório da Casa da Indústria.