Profissionais são capacitados para uso de ferramenta do Suas
Profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) que foram aprovados no Processo Seletivo Simplificado e que já atuam nos equipamentos sociais participaram, nesta terça-feira (26), de um treinamento para utilização do prontuário do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
O prontuário é um instrumento essencial para o trabalho social com as famílias no âmbito do Suas, auxiliando e orientando a organização das informações relativas ao processo de acompanhamento das famílias e indivíduos.
A capacitação foi ministrada pelas assistentes sociais da Semas Cidelma Lemos e Márcia Cristina, que destacaram o conceito de família, como é feito o acompanhamento e o preenchimento do prontuário Suas.
Segundo Cidelma, o objetivo dessa capacitação é qualificar os profissionais para a utilização do prontuário que é um instrumento técnico que o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) padronizou para ser utilizado em todo o país para o acompanhamento das famílias atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi).
Para a secretária Municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, essa ferramenta contribui para a qualificação do atendimento às famílias realizados pelos profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Especializados de Assistência Social (Creas). “O Prontuário Suas permite o registro das principais informações da família e serviços realizadas com a mesma, preservando assim todo o histórico da família com a unidade”, explicou.
Segundo o Ministério, o Prontuário Suas cria condições para a produção de dados e estatísticas mais consistentes, tornando possível avançar no conhecimento do perfil e do volume de famílias e indivíduos acompanhados pelos Cras e Creas, assim como sobre a incidência de determinadas situações de violação de direitos atendidas pela Assistência Social.
A capacitação aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), localizado no bairro do Poço, e foi voltada para assistentes sociais, psicólogos e advogados dos Cras e Creas.
