×

Alagoas

Profissionais realizam ação de combate ao Aedes aegypti em 66 municípios

Finalidade é orientar as futuras mães sobre a necessidade de fazer o pré-natal

De Girau do Ponciano – Para atender a iniciativa do Governo Federal, os médicos que fazem parte dos programas Mais Médicos e de Valorização do Profissional da Atenção Básica, participaram, nesta terça-feira (10), de um dia de mobilização, prevenção e combate à dengue, chikungunya e zika vírus.

Em Alagoas, a ação ocorreu em 66 municípios que têm os programas implantados e, em Girau do Ponciano, os trabalhos foram acompanhados pela coordenadora do Programa, Ivana Pitta, por técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e pela apoiadora do Ministério da Saúde, Sônia Moura.

No município, a primeira atividade foi na Unidade de Saúde Josevaldo Farias (Urbano II), onde os técnicos da Sesau, do Ministério da Saúde e os profissionais dos dois programas esclareceram às gestantes sobre a importância do pré-natal. Isso porque, atualmente estão sendo notificados casos de microcefalia em bebês, que podem ter ligação com o zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

“A ação foi realizada nos 66 municípios onde estão implantados os Programas Mais Médicos e a Valorização da Atenção Básica. A finalidade é orientar as futuras mães sobre a necessidade de fazer o pré-natal, os exames que são necessários e, principalmente, acompanhar o desenvolvimento do bebê, principalmente nesse momento em que há registro de casos notificados de microcefalia”, disse Ivana Pitta, coordenadora do Mais Médicos em Alagoas.

O anúncio dos casos de microcefalia no Estado levou a dona de casa Antônia Simão, que está na segunda gestação, a procurar mais informações sobre os cuidados que devem ser tomados nesse período. Ela fez questão de participar da palestra, onde recebeu várias orientações dos profissionais.

“Esse é um momento que estamos aprendendo os cuidados que devemos ter para combater o Aedes aegypti. Aprendi muito nessa palestra e vou seguir todas orientações, como usar repelente, calça e tudo que possa me afastar de ser picada pelo mosquito”, frisou Antônia Simão.

Microcefalia – Após participarem de um momento com as gestantes, Sônia Moura e Ivana Pitta, acompanhadas da secretária de Saúde de Girau do Ponciano, Aruska Magalhães, estiveram visitando a dona de casa Gislângela Oliveira, que é mãe de um bebê de quatro meses, portador de microcefalia. A criança vem sendo acompanhada por uma equipe multiprofissional e está realizando estimulação precoce.

De Girau do Ponciano, as técnicas foram para Arapiraca acompanhar uma capacitação que ocorreu com a participação dos técnicos que atuam no Programa Saúde da Família (PSF) e nos Núcleos de Atenção à Saúde da Família (Nasfs). Durante a capacitação, os técnicos reforçaram que é necessária a participação efetiva de todos os profissionais nas ações de combate ao Aedes aegypti.