×

Sergipe

Profissionais participam da Semana Nacional de Humanização

'Equidade e atenção hospitalar: encontro entre a saúde e o serviço social'. Esse foi o tema discutido nesta segunda-feira, 13, durante a abertura de mais uma edição da Semana Nacional de Humanização. O evento acontece até o próximo dia 17, no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) e é realizado pelo Ministério da Saúde (MS) em várias cidades brasileiras.

De acordo com o coordenador da Humanização do Huse, Elder Magno, o evento é um momento de confraternização, troca de ideias e debates acerca do tema que envolve colaboradores do hospital e acadêmicos da área da saúde.

“Estamos dispondo de mais um momento de reflexão em que o trabalho dos profissionais se aproxima da consolidação da humanização como parâmetro ético e político da assistência em saúde. Atividades estão sendo programadas e estabelecidas, rumo a efetivação dessa política nacional”, enfatizou o coordenador.

Durante a programação, colaboradores do Huse compartilharam experiências e refletiram sobre as práticas realizadas na unidade. Para o professor de saúde coletiva da Universidade Federal de Sergipe (UFS), João Cavalcante, o tema discutido na cerimônia de abertura foi fundamental para mostrar a importância dos usuários de um sistema de saúde que, por sua vez, também cuida dos seus trabalhadores.

“É de extrema importância manter um sistema de saúde focado nos seus usuários e que também cuide dos seus trabalhadores, estejam eles atuando na área da assistência ou na de gestão. Em se tratando do Huse, consideramos a unidade um grande potencial de produção e de cuidados que inspira ações progressivas de humanização”, explicou o professor durante a abertura do evento.
Discussão

De acordo com participantes, as discussões sobre o processo de humanização são relevantes para que se tenha um bom serviço de acolhimento no Huse. “O evento serve também para divulgarmos o trabalho de humanização e para melhorar a atenção ao trabalhador, principalmente, os que atuam no pronto socorro. Sem dúvidas, a humanização qualifica a assistência prestada aos familiares e, especialmente, aos pacientes”, afirmou a técnica de enfermagem Adlene dos Santos.

Para a fisioterapeuta Susane Paranhos, o evento destaca o verdadeiro significado do cuidado com o usuário do SUS e com o trabalhador. “Uma vez que a prática é entendida em diferentes esferas de trabalho, seja envolvendo o paciente e o colaborador, temos a oportunidade de aprender e de pôr em prática os princípios da humanização”, disse a profissional.

Programação

A Semana Nacional de Humanização realizada no Huse conta com palestras e ainda dará margem para apresentação teatral, debates, conferências, comunicações orais, entre outras ações. Nesta segunda os participantes assistiram palestra intitulada 'A Humanização no Huse que temos e queremos'.

As apresentações das experiências de humanização realizadas no Huse foram explanadas durante a tarde. Projetos, como Sala de Espera, Voluntariado, Grupo Rodas da Vida e Mama Fest, foram apresentados pelos profissionais que dinamizam a humanização no hospital. A técnica de enfermagem Tereza Cristina Guimarães destacou experiências vivenciadas junto com a equipe de profissionais que realizam o projeto 'Sala de Espera Integrada'.

“Através do projeto oferecemos apoio aos visitantes que anseiam pela recuperação do familiar internado na UTI. Prática que favorece a concentração e a tranquilidade no momento da visita, o que torna o acolhimento humanizado. Conversamos, mostramos as normas e rotinas do setor, divulgamos o serviço de apoio psicológico e de assistência social. Uma forma de também favorecer os pacientes”, concluiu Tereza Cristina.

Rodas da Vida

O projeto Rodas da Vida, que favorece a capacitação profissional para o desempenho de cuidados em saúde, também foi evidenciado. De acordo com o idealizador do projeto, o médico Edney Vasconcelos, os colaboradores começaram apenas tirando dúvidas dos acompanhantes, depois passaram a mostrar como trabalham, o que fazem, quais os serviços oferecidos pelo Huse e, finalmente, organizar palestras informais sobre assuntos sugeridos pelos acompanhantes.

“Nosso objetivo é manter o acompanhante bem informado, uma vez que na maioria das vezes é ele quem cuida do paciente quando este recebe alta hospitalar. Através do projeto, esse cuidado é aperfeiçoado e a satisfação dos usuários representa o bom resultado do trabalho”, destacou o médico.

Além da programação científica, a programação cultural também fará parte da 'Semana Nacional de Humanização'. Os participantes ainda apreciarão exposições de quadros no corredor de internamento e de acesso ao pronto socorro. Participarão de sessões de massoterapia, Roda da Vida no pronto socorro, concerto musical com o grupo Canarinhos de Aracaju, sessão de cuidados com a pele, além de mesas redondas e oficinas de práticas integrativas e complementares em saúde.