×

Sergipe

Profissionais do Samu passam por Curso de Regulação Médica

Médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) estão tendo a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre a Legislação e as Portarias relacionadas à regulação do sistema e regulação médica das urgências no Curso de Regulação Médica das Urgências, que se encerra nesta sexta-feira, 7.
Promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), o curso acontece em Sergipe por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação Estadual de Saúde (Funesa).

“Estamos qualificando os técnicos que atuam diretamente no Sistema Estadual de Saúde e que vão contribuir para que os processos realizados nesta área sejam desenvolvidos com mais propriedade, sem o risco de intervenções não previstas. Assim, os protocolos serão feitos com maior celeridade no intuito do sistema estar em plenitude da forma que todo cidadão precisa”, disse o diretor de Gestão de Sistemas da SES, Hélio Farias.

De acordo com a coordenadora Estadual da Rede Hospitalar e de Urgência e Emergência da SES, Márcia Guimarães, nos dois dias de curso serão abordadas as Legislações pertinentes ao exercício dessa atividade médica, que não são reforçadas durante a graduação. O curso é destinado a 50 profissionais.

“Esta capacitação oferece o saber técnico ao profissional que tem muito conhecimento na área de intervenção. Buscamos uma regulação cada vez mais qualificada. Para isso, precisamos capacitar os profissionais da regulação das urgências, momento onde a situação de risco margeia as condições de atendimento, gerando no regulador a necessidade do saber e do bom senso”, disse a coordenadora estadual da Rede Hospitalar e de Urgência e Emergência da SES, Márcia Guimarães.

A coordenadora lembrou que o curso é obrigatório pelo Ministério da Saúde. “Todo médico regulador precisa estar certificado de seu curso de regulação médica das urgências”, disse Márcia Guimarães, ao destacar que a capacitação é aplicada pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, uma unidade hospitalar beneficente de alta complexidade, fundada em 1897 por imigrantes alemães. Desde 2008, aplica cursos de regulação, urgência e emergência, suporte à vida, entre outros, em parceria com o Ministério da Saúde.

Em Sergipe, o Curso de Regulação Médica das Urgências, com carga horária de 20 horas, é ministrado pela coordenadora da Rede de Urgência e Emergência do Estado do Paraná, a médica Beatriz Ferreira Monteiro Oliveira. “É grande a importância da regulação médica dentro da organização dos sistemas de saúde da rede de urgência e emergência. Esse curso é um momento especial em que focamos a qualificação da regulação médica. Nesses dois dias, teremos a oportunidade para isso”, falou.

A diretora Operacional da Funesa, Andréa Iung, destacou a importância das capacitações para o desempenho do profissional. “A qualificação é uma área que dá segurança ao trabalhador para desenvolver suas funções e qualificar os nossos serviços. O Sistema Único de Saúde precisa de trabalhadores cada vez mais qualificados. Por isso, o Ministério da Saúde vem investindo bastante nessa área de educação permanente”, disse.
A enfermeira do Samu, Maria Anésia Sencades, atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência há oito anos. “Espero, ao final do curso, conhecer as novas diretrizes do Ministério da Saúde para que possa prestar uma melhor assistência à população”, reforçou.

Já a médica reguladora do Samu, Mary Ane Machado Tavares, há seis anos no Samu, destacou que, esse curso tem grande importância na atualização de conhecimentos dos profissionais que atuam em uma frente dinâmica e que exige uma resposta rápida e adequada a cada solicitação. “Os parâmetros técnicos nos darão mais condições para prestarmos um atendimento cada vez melhor”.