O Governo de Sergipe, através da Secretária de Estado do Turismo (Setur), deu prosseguimento ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego Copa na Empresa (Pronatec), a fim de qualificar as empresas e serviços para o grande evento esportivo, a Copa do Mundo FIFA 2014. Todas as ações são organizadas pelo Ministério do Turismo e da Educação e, em Sergipe, o programa conta com o apoio do Senac, Sest/Senat e do Hotel Radisson.
O Pronatec Copa na Empresa é destinado à qualificação de profissionais que atuam no turismo e busca ajudar os empresários do setor com a possibilidade de cursos de aperfeiçoamento profissional aos seus empregados e colaboradores. Os cursos na empresa são, geralmente, ministrados no próprio local de trabalho, cedidos pelo empregador, na frequência e horários que forem mais convenientes. Todos os cursos são gratuitos e presenciais. “O Pronatec Copa disponibiliza vários cursos profissionalizantes, aqui no estado houve capacitação em idiomas para os profissionais que vão ter contato direto com os turistas, por conta dos visitantes estrangeiros que vamos receber durante a preparação da seleção da Grécia no estado durante a Copa. Os funcionários do hotel Radisson e os policias da Companhia de Policiamento de Turismo, pessoal que terá contato direto com a seleção grega, já foram capacitados. De todos os investimentos para a Copa, a qualificação de pessoas é o que terá maior retorno para o Brasil”, acredita o secretário do Turismo, José Roberto Lima.
Com mais de 200 profissionais já qualificados no estado o Pronatec Copa conta com adesões voluntárias e poderão ser solicitadas por todas as empresas que exerçam atividades características do turismo. É fundamental, também, que o profissional tenha vínculo empregatício formal ou temporário com a empresa. “Estou bastante feliz com as aulas que é de excelente nível e com isso estamos adquirindo uma bagagem que vai nos ajudar na qualidade dos nossos serviços em nossa atividade que é diretamente ligada ao turismo, principalmente com a chegada dos festejos juninos aliado com a Copa do Mundo 2014”, explicou o capitão da CPTur, Santos Junior.
