A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu na terça-feira (30) a aula inaugural do Curso de Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde. A iniciativa faz parte da parceria entre a Universidade Federal Fluminense, Ministério da Saúde, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A aula foi realizada no auditório Vera Roca, no Centro de Estudos da Saúde da Ufal.
O curso é destinado aos profissionais que atuam na área de gestão da saúde. De acordo com a coordenadora estadual do curso, Patrícia Bezerra, o curso tem o objetivo de formar gestores, contribuindo para o processo de aprimoramento e organização das Redes de Atenção à Saúde.
“Investir na capacitação e preparação dos profissionais que atuam na saúde é a única forma de garantir que a população seja assistida de uma forma técnica, humana e eficiente”, destacou a coordenadora.
A tutora do curso, Milene Mendes, ressaltou que a iniciativa representa um esforço nacional para qualificação da gestão no SUS e que em Alagoas os facilitadores irão preparar os alunos para atuarem no sistema.
Programação
Durante a aula, a representante da UFRJ, Camila Franco, fez uma apresentação do curso e ressaltou o compromisso dos gestores em investir em capacitação para melhorias na assistência prestada. Na ocasião, foi realizada a apresentação das unidades de aprendizagem, sistema de avaliação e a apresentação do ambiente virtual de aprendizagem.
Durante a parte presencial, os alunos serão auxiliados pelas tutoras Michele Mendes, Camille Wanderley, Renata Lima e Laura Torres.
