Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Penedo que atuam nos postos e no CAPS começaram nesta segunda-feira, 17, um novo módulo do curso de capacitação do projeto Nós na Rede, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Iniciada em agosto, a formação objetiva qualificar a atuação dos trabalhadores da saúde mental por meio da educação permanente, fortalecendo práticas que reduzam danos, respeitem os direitos das pessoas atendidas e estimulem a articulação entre os serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e a atenção primária.
O novo módulo aprofunda discussões sobre troca de experiências e desestruturação institucional dos manicômios judiciários, temas fundamentais para compreender os desafios enfrentados pelos serviços de saúde mental.
Durante o encontro, a assistente social e gestora da Rede de Atenção Psicossocial de Maceió, Roseane Farias, conduziu um diálogo dinâmico com os profissionais, compartilhando vivências, reflexões e estratégias voltadas ao enfrentamento de fragilidades institucionais e à construção de práticas mais sensíveis às vulnerabilidades sociais.
“Esse módulo é bastante estratégico porque ele fala bastante dos processos de desestruturação dos manicômios judiciários. Esse curso tem dois objetivos principais: como profissionais fazermos parte disso e nos mobilizarmos para criar esse diálogo com os gestores porque cada lugar tem uma realidade diferente”, explica Roseane.
A troca promovida por Roseane possibilitou que os participantes analisassem criticamente seus contextos de trabalho, identificando entraves e potencialidades dentro da rede municipal.
O debate também reforçou a importância do combate aos estigmas que ainda cercam o cuidado em saúde mental, incentivando abordagens integradas e humanizadas, alinhadas aos princípios da RAPS.
Com o avanço da capacitação, a Prefeitura de Penedo dá mais um passo na qualificação de seus serviços, fortalecendo a rede de cuidado e ampliando a capacidade de resposta dos profissionais diante das diversas demandas de saúde mental da população.
Secom – PMP

