×

Alagoas

Profissionais de Saúde alertam sobre tipos de câncer mais comuns

O Núcleo de Prevenção e Controle do Câncer da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esteve na Praia de Ponta Verde nesse domingo (27) para uma ação educativa a respeito da doença. A atividade tem o objetivo de alertar e conscientizar a população. Durante todo o dia, foi distribuído material com dicas sobre o câncer de mama, boca, útero e colo do útero, próstata, pele e intestino.

Banners também informavam a quem passava pelo local quanto a alguns dos tumores mais comuns. A iniciativa faz parte da campanha pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro) e foi reforçada com a entrega de camisetas e bonés.

As informações foram importantes para seu Silvano Tavares que, aos 66 anos, estava preocupado com o câncer de próstata. “Vim saber mais sobre isso. Já fiz dois exames e minha médica pediu para que eu fizesse mais um, mas não me explicou o que era a doença. Queria saber como era esse câncer, o que a pessoa sente. Agora me informei de tudo”, afirmou ele.

A dona de casa Noélia Oliveira Tinel também aproveitou a ação para conhecer um pouco mais sobre a enfermidade. “Estava passando e fiquei curiosa. Quis parar para pegar uns panfletos, pois minha família tem muitos casos de câncer e é sempre bom a gente se informar a respeito. Essas ações são ótimas, pois quanto mais a gente sabe, melhor”, expôs.

Segundo o médico e gerente do Núcleo de Combate e Prevenção da Sesau, José Cardoso, o intuito da iniciativa era justamente esse: chamar a atenção dos alagoanos. “A informação é a melhor arma para a prevenção. Por isso, o objetivo é evidenciar para as pessoas que a doença existe e que elas precisam se cuidar e ficar atentas, já que muitas vezes não há sintomas”, disse.

O gestor ainda ressaltou as atitudes necessárias para evitar a ocorrência do mal. “Na ação, estamos evidenciando a importância de evitar o uso de cigarro e de bebida alcoólica e enfatizando a boa alimentação, a prática de atividades físicas e o uso do protetor solar”, disse José Cardoso, acrescentando que outro modo de precaver a doença é a realização de exames periódicos.

A importância dos exames foi, inclusive, o principal ponto abordado junto ao Grupo de Idosos Maria José César, que saiu de Roteiro para passar um dia de lazer na Praia da Ponta Verde. A caravana foi abordada pela equipe da Saúde estadual, que alertou, entre outras questões, para a necessidade da realização de mamografias anuais.

Para a médica Marise Cristina Barros, os perigos da enfermidade ainda são desconhecidos para muitos. “Falta consciência. O câncer de mama está matando e essas mulheres não estão fazendo o exame. Elas são tratadas para hipertensão e diabetes, mas acabam morrendo de câncer”, afirmou ela, ao verificar que nenhuma das idosas do grupo não havia feito a mamografia.

Estatísticas – Pelas estimativas do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), Alagoas deve ter perto de quatro mil novos diagnósticos da doença no próximo ano – no Brasil, serão 520 mil. Os dados, divulgados na última quinta-feira (24), valem para o período de 2012 a 2013 e revelam os tumores mais comuns no País e no Estado.

“A estimativa é baseada a cada 715 mil a 100 mil pessoas. Além disso, também é levada em consideração a incidência dos tipos do mal. Os principais continuarão sendo o de mama nas mulheres e o de próstata nos homens. O de pulmão apresentou uma mudança e será o terceiro entre as mulheres alagoanas, que estão fumando mais”, destacou o gerente do Núcleo de Combate e Prevenção da Sesau, José Cardoso.

De acordo com ele, as informações são importantes para a gestão das políticas públicas. “Elas fortalecem o planejamento feito pela Sesau para que as ações sejam reforçadas. No próximo ano, o governo federal também deve liberar mais verbas para o diagnóstico e para o tratamento”, informou José Cardoso, lembrando que as ações pelo Dia de Combate do Câncer seguem durante toda a semana.