×

Sergipe

Profissionais de maternidade garantem assistência humanizada

Ao chegar à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), a dona de casa Maria José Santos se deparou com uma realidade bem diferente do que imaginava. “Desde o setor do acolhimento, fui muito bem atendida pelos profissionais. Confesso que achei que não iria ser tão bem atendida. Mas, para minha surpresa, todos foram bem atenciosos e me explicaram o que era, de fato, uma gravidez de risco e a importância de me sentir segura”, declarou.

Após ser avaliada, Maria José foi classificada como alto risco e iniciou tratamento na ‘Lourdinha’. Com 17 dias internada e acompanhada pela equipe técnica, chegou o tão esperado momento do parto. “Do internamento ao parto, tudo aconteceu de forma tranquila. A segurança passada pelos profissionais foi fundamental em todo o processo. No parto, estive segura e acolhida pelos profissionais. Só tenho a agradecer a todo carinho e paciência”, falou.

A Nossa Senhora de Lourdes possui 532 profissionais da Enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem), além de 151 médicos nas especialidades de ginecologia e obstetrícia, neonatologia, pediatria e cardiologia pediátrica. Todos eles ofertam assistência qualificada ao paciente e estimulam a promoção do acolhimento.

“Na maternidade priorizamos o atendimento qualificado e humanizado. A MNSL conta com uma equipe capacitada. O foco de profissional é justamente assegurar o bem-estar das pacientes”, destacou o superintendente Luís Eduardo Correia.

A satisfação dos servidores em atuar na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes favorece os bons atendimentos. “Sinto-me feliz e honrada em trabalhar aqui. Sempre gostei da assistência materno-infantil. Estar na Lourdinha é a realização de um sonho. Por isso, faço tudo com muito amor”, revelou a enfermeira da ala Verde da MNSL, Lisandra Araújo.

Ações

A 'Lourdinha' prioriza o atendimento humanizado às mães pelo Modelo Assistencial ao parto, cujo foco é aproveitar a competência técnica de cada profissional em benefício de um atendimento adequado e com segurança para a mãe e o bebê. Todas as ações acontecem dentro das diretrizes preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS).

O projeto “Doulas – Amigas do Parto” também é realizado na MNSL. Ele visa o fortalecimento de ações de humanização já preconizadas pelo MS e está diretamente ligada a atenção dada às gestantes assistidas, desde o momento da admissão até período pós-parto. As Doulas são mulheres que poderão amenizar os impactos emocionais decorrentes das dores enfrentadas pelas pacientes (gestantes e parturientes) e até proporcionar o alívio físico.