×

Sergipe

Profissionais da saúde aprovam serviço de Tele-educação

“Toda a equipe gostou. Foi apenas uma hora e eles não precisaram sair do ambiente de trabalho. Não foi preciso fechar a unidade, todos puderam participar e sanar as dúvidas sobre um tema que é tão importante para a nossa assistência”, avaliou a coordenadora da Atenção Básica de Siriri, Tatiane Luz, que assistiu à primeira aula de tele-educação, com outros 14 profissionais que atuam na Clínica de Saúde da Família Sagrada Família, por meio de uma videoconferência.

A tele-educação é uma estratégia prevista pelo Programa Tele-saúde Brasil Redes e visa à Educação Permanente das equipes de Saúde da Família. Em Sergipe, a iniciativa aconteceu pela primeira vez na tarde de quarta-feira, 17, e está sendo executada como projeto-piloto com os municípios que, além de pontos implantados, apresentam número representativo de tele-consultorias.

“Além de Siriri, participaram da videoconferência as equipes de Saúde da Família dos municípios de Pinhão, Canindé de São Francisco e São Francisco”, informou a coordenadora do Núcleo Estadual do Tele-saúde, Rosiane Cerqueira.

O tema do primeiro encontro virtual abordou a atuação das Equipes de Saúde da Família no pré-natal de baixo risco. Durante uma hora, eles receberam orientações quanto aos procedimentos padrões e puderam sanar dúvidas com a tele-reguladora Giovana Bacilieri, que estava em Aracaju, na sala de apoio do núcleo Estadual do programa, localizada no prédio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa).

“Todos tiveram acesso ao mesmo conteúdo sem a necessidade de deslocamento. Não foi preciso montar nenhuma estrutura além daquela que já é instalada nos municípios que fazem adesão ao programa”, reforçou a coordenadora Estadual do Núcleo.

Após a primeira video-aula, os participantes fizeram uma avaliação do encontro. 75% apontaram como ótimo e 25% como bom. “Já deixamos a próxima data marcada para o dia 21 de janeiro”, disse Giovana Bacilieri. A tele-reguladora ainda explicou que a escolha do tema é feita pelo núcleo a partir das dúvidas mais recorrentes durante as teleconsultorias.

Sobre o programa

O Tele-saúde Brasil Redes é um Programa que está viabilizando as equipes de Saúde dos municípios brasileiros o acesso a uma segunda opinião sobre os casos que chegam às Unidades Básicas de Saúde. Essa segunda opinião se dá através de uma plataforma digital disponibilizada nos pontos de Tele-saúde que foram instalados dentro dessas unidades.

“Quando o profissional da unidade atende um caso e tem dúvidas quanto ao diagnóstico e conduta, ele pode, através do ponto de apoio que foi instalado, acessar a plataforma e fazer a consulta, que será respondida pelo profissional de referência do Núcleo de apoio em até 72 horas. Essa ação, além de propiciar resolutividade, é um processo de educação permanente”, explica Rosiane Azevedo.