Dezenas de servidores da 10ª Coordenadoria Regional de Ensino e suas escolas participam, de 18 a 22 deste mês, na sede da CRE, em Porto Calvo, do curso Treinando Competências para a Gestão Pública. O evento será promovido pela Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp), a partir da Escola de Governo, em parceria com o Instituto Cidadão, e integra o Projeto Escola de Administração Pública. O foco é o aprofundamento de conhecimentos para ampliação de habilidades nas práticas de gestão.
Vislumbrando superar as expectativas do primeiro, que aconteceu em 2013, o curso, de 40horas, terá cinco módulos e abordará diversos aspectos da rotina administrativa, como técnicas de excelência no atendimento, desenvolvimento de equipe e liderança, coaching, ética e responsabilidade social.
De acordo com a psicóloga e instrutora da Escola de Governo, Patrícia Calvancante, na primeira palestra, intitulada Técnicas de excelência no atendimento ao cliente, a tentativa é promover a motivação e autoestima dos servidores com relação ao seu papel na gestão pública, a partir da conscientização e sensibilização para as boas práticas no atendimento.
Ainda segundo a instrutora, o servidor também é responsável pela imagem que as pessoas fazem com relação a eles mesmos e aos serviços que prestam. “Qual a nova roupagem que vocês, servidores, darão ao serviço público? Como vocês pretendem ser vistos? São vocês que decidem”, instigou a palestrante.
Para Severino Barbosa, técnico da CRE e responsável pela mobilização dos servidores para o curso, esta formação é de fundamental importância para a renovação dos conhecimentos e para a melhoria das práticas diárias, concordando também que a atitude e o comportamento do servidor contribuem para a qualificação dos serviços e, consequentemente, para a imagem positiva da instituição que representa.
O Projeto levará esta formação para mais quatro municípios: Viçosa (01 a 05/09); São Miguel dos Campos (25 a 26/09); Penedo (13 a 17/10); e mais dois momentos, ainda sem data marcada, em Maceió. Perfazendo um total de 10 municípios, atendendo servidores de todo o estado.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO
MÓDULO I – AS TÉCNICAS DE EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO – 08 horas
O tempo está mudando; fatores motivacionais do comportamento; 7 pecados no atendimento; 10 atitudes que encantam; percepção, respeito e motivação; atendimento de sucesso; atendimento telefônico; teleatendimento (ativo e receptivo); clientes difíceis de lidar; administrando reclamações; 6 segredos para acalmar; inteligência emocional; e trabalho em equipe.
MÓDULO II – GESTÃO PÚBLICA – 08 horas
Administração pública: conceito e objetivos, princípios norteadores, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência; Ato administrativo: conceito e objetivos, requisitos essenciais de validade, competência, finalidade, forma, motivo e objeto; Aquisições: especificações, finalidades, disponibilidades de recursos, forma adequada.
MÓDULO III – DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE E LIDERANÇA (PRÓ ATIVIDADE) – 08 horas
Desenvolvimento de Equipe – 04h
A equipe no contexto organizacional; humanização na rede de relações internas e externas; caracterização da equipe de trabalho identificando o servidor enquanto integrante de uma equipe; vantagens do trabalho em equipe; aprender a conviver com o outro; reconhecimento e respeito pelas diferenças; o papel e o perfil dos líderes no desenvolvimento de uma equipe; plano de ação para o melhor desenvolvimento de uma equipe.
Liderança – 04h
Definição de liderança; diferentes estilos de liderança; a liderança situacional; o papel da liderança na organização e no trabalho de equipe; a responsabilidade da liderança; funções do líder; liderar x gerir; comunicação eficaz, assertividade e empatia; avaliar o comportamento do líder em função da tarefa e das relações humanas.
MÓDULO IV – COACHING COMO FERRAMENTA PARA A ORGANIZAÇÃO – 08 horas
Parte I – 04h
O que é e o que não é coaching; condições que o coaching deve atender; por que coaching é importante?; Implantação: por onde começar?; Por que os líderes têm dificuldades na sua prática?; Aquisição de novas competências e habilidades; Atividades de autoconhecimento; a prática do coaching em relação às lideranças “normais”.
Parte II – 08h
Sobre decisão: o que é, e o que é possível; problema: existe real necessidade de mudança?; modelo racional para uma tomada de decisão; É possível criar um novo ambiente?; trabalho e criatividade; etapas e bloqueio da criação; maneiras de estimular a criatividade; implementações de ações pró-mudanças para criação do novo ambiente.
MÓDULO V – ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL – 08 horas
Ética no Serviço Público
Desenvolvimento do histórico da ética; dimensões cognitivas e atitudinais da ética; mérito da ação (intenção e juízo desinteressado); escolha e de deliberação; virtudes e caráter; autonomia e responsabilidade; aspectos conceituais da vida pública: República e democracia; Estado, cidadania e império da lei; Cargo Público; Prestação de Contas; Premissas da conduta ética da função pública; Iniciativas governamentais: a gestão da ética; responsabilidade social/sustentabilidade; Comportamento ético e seu gerenciamento.