A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, participou nesta quarta-feira(21) do I Seminário Undime Sobre Alfabetização. O seminário, que teve como tema “Construindo Uma Política de Alfabetização: Toda Criança Alfabetizada”, aconteceu no Teatro Sete de Setembro, em Penedo.
O evento é promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação em Alagoas (Undime), que elegeu 2018 como o ano da alfabetização na idade certa. A campanha foi deflagrada pelo presidente da entidade, Marcelo Beltrão, durante a solenidade de abertura do seminário, que contou com a presença de vários dirigentes municipais. Ele ressaltou o empenho em trabalhar o ano voltado para a alfabetização.
dsc_0122
A secretária Ana Dayse Dorea participou do seminário da Undime, onde foi entregue o Prêmio Professores do Brasil. Fotos: Divulgação
A secretária Ana Dayse teve uma importante participação no painel que apresentou boas práticas educacionais junto com gestores da Educação de vários municípios alagoanos. Durante sua apresentação, ela parabenizou o trabalho da Undime, destacando a ação conjunta para elevar os índices educacionais, uma vez que os resultados vêm a longo prazo.
dsc_0176
A secretária Ana Dayse Dorea participou do seminário da Undime, onde foi entregue o Prêmio Professores do Brasil. Fotos: Divulgação
Como parte da programação do seminário, os dirigentes e técnicos discutiram ainda assuntos sobre a alfabetização na idade certa, temas como resultados da Avaliação Nacional da Educação (ANA), Estratégias para Elevação da Alfabetização nos Municípios e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O evento também premiou vencedores da etapa estadual do Prêmio Professores do Brasil. Os vencedores desenvolveram trabalhos que contribuíram para a melhoria do processo ensino aprendizagem. Em Maceió foram premiados quatro professores que tiveram suas práticas pedagógicas selecionadas.
A professora Maria Rita, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Aparecida, foi premiada com o projeto “Descobrindo a Natureza”. Já a professora Priscila Ferreira de Castro, da Creche Escola Benevides Epaminondas, foi destaque estadual com o projeto ” Minha Terra tem: Aromas, Cores e Sabores”. O professor da Escola Pompeu Sarmento Antonio Márcio de Lima Costa ganhou com o projeto Lanternas Avante: a saga dos 5º anos da empreitada pela melhoria do Ideb nos anos iniciais”.
A professora Avani Rodrigues, ganhadora das etapas estadual e regional na categoria com o projeto “Alagoas é nossa: Abrace essa ideia”, foi representada pela secretária de Educação, uma vez que ela se encontra no Fórum Mundial da Água, em Brasília, onde também apresentou o projeto vencedor.
A professora Maria Rita ressaltou a relevância de contribuir com a formação das crianças. “O prêmio é muito importante porque é o reconhecimento de um trabalho feito com muito empenho e que visa o processo da aprendizagem de muitas crianças. Isso é de uma grandeza sem proporção”, afirmou.
