Com o objetivo de discutir a questão da educação infantil nas creches e nas pré-escolas, representantes da Semed, Ufal, Secretaria Estadual de Educação (SEE), OMEP e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme/AL) realizaram, no auditório da SEE, o Fórum Alagoano em Defesa da Educação Infantil.
A programação do Fórum teve inicio com uma apresentação musical da professora aposentada da Semed, Ingrid Gerbase que cantou entre outras coisas, o Caderno (Toquinho) e Ponta de Lápis (Carlos Moura).
Logo em seguida, a professora da Ufal, Telma Vitorio falou sobre a importância do brincar nas práticas da educação infantil. Ela disse que as crianças têm tido muito pouca oportunidade de brincar. “A ideia é convencer aos professores aqui presentes, a abrir mais espaços para as brincadeiras”, afirma.
Telma disse ainda, que pesquisas no Brasil, dão conta que os professores da educação infantil estão antecipando as práticas do ensino fundamental, ou seja, colocando as crianças muito pequenas para ler e escrever. “Nesta faixa etária de 0 a 5 anos o importante é brincar. Toda criança nasce com a capacidade de brincar, e o papel do educador é desenvolver essa capacidade “.
Para Edna Lopes da Uncme e uma das coordenadoras do Fórum, todas as propostas pedagógicas das escolas terão que ser feitas de acordo com a Lei de Diretrizes da Educação Infantil. “Os educadores precisam conhecer melhor esta lei e saber, por exemplo, que na educação infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental”, afirma. Na parte da tarde, a palestra foi ministrada pela professora Zima Oliveira que falou sobre a importância desta lei para a educação infantil.
Ao final, os participantes aprovaram uma carta de princípios que tem entre outras proposta, o acesso da criança de 0 a 5 anos de idade aos sistemas públicos de educação enquanto direito constitucional, a articulação das ações de educação infantil entre a escola, a família e a comunidade e a luta coletiva e permanente pela efetivação dos direitos fundamentais das crianças assegurados por lei.
O Fórum Alagoano em Defesa da Educação Infantil é uma instância interinstitucional, suprapartidária, de articulação entre as diversas entidades governamentais e não governamentais, aberta ao debate público e democrático, na defesa do direito constitucional à educação da criança de 0 a 5 anos de idade, articulado com o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil – MIEIB.