×

Alagoas

Professores participam de oficina sobre o Enem

Realização de oficinas sobre o Enem

Técnicos da 2ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE) realizaram, nesta quinta-feira (18), uma oficina de capacitação destinada a professores do ensino médio da Escola Estadual Dom Constantino Luers, em Campo Alegre, como forma de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Como informa Cristiane Laranjeira, do Núcleo de Gestão de Rede da 2ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), o propósito da oficina é trabalhar juntos aos professores do ensino médio da rede estadual às áreas de conhecimento, competências e habilidades, necessários para que os alunos tenham uma visão mais crítica e de uma assimilação mais conjuntural.

“Nossa meta é que os professores possam repassar para os alunos uma metodologia e dinâmica de compreensão para o momento da realização das provas”, define Cristiane. Segundo ela, dentro das áreas de conhecimentos e com base nas provas do Enem do ano passado, trabalhar competências e habilidades.

Cristiane destaca ainda que a necessidade de realização de oficinas com os professores do ensino médio surgiu durante encontro com gestores, coordenadores e professores das escolas da rede estadual da região. “Analisamos a demanda e a necessidade dos profissionais e estamos oferecendo nosso suporte, por meio dessa dinâmica”, reconhece a técnica da 2ª CRE.

Para Jeane Rodrigues Nascimento, do Núcleo de Apoio Pedagógico da 2ª CRE, como o Exame Nacional do Ensino Médio é a porta de entrada para o ensino superior, a dinâmica aplicada durante as oficinas visa superar as dificuldades tanto por parte dos professores, como para os alunos que vão enfrentar o certame.

Neste primeiro momento, como explica Jeane, é repassar para os professores a nova formatação de aulas e provas que serão aplicadas, visando objetivamente facilitar a compreensão e o melhorar o desempenho dos alunos, já que a concorrência do Enem é nacional.

Jamerson Araújo, professor de geografia há oito anos, participou da oficina e destacou a importância do debate entre os professores, já que o Enem vem trazendo inovações a cada ano. “Como as provas do Enem trabalham temas contextualizado, os alunos devem ser preparados com um conhecimento mais globalizado e que acontecem no cotidiano da sociedade”.

De acordo com o cronograma elaborado pela 2ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), as oficinas de capacitação para os professores do ensino médio serão realizadas também nas cidades de Teotônio Vilela, Junqueiro, Coruripe, Boca da Mata e Anadia.