Professores participam de oficina sobre contação de história
A Diretoria Regional de Educação (DRE) 08 realiza nestas quinta e sexta-feira, 25 e 26, oficina de formação continuada para professores de língua portuguesa dos 1º aos 9º anos do Ensino Fundamental. A finalidade do encontro é oferecer técnicas de contação de história através do projeto de leitura ‘Ler pra quê? Pra que ler?’, em parceria com a Biblioteca Viva do Serviço de Ensino Fundamental (SEF).
A ministrante da oficina nesta quinta foi a escritora e contadora de história Jeane Caldas Hora. Ela traçou uma linha histórica sobre a oralidade e a escrita, passando pelos contos bíblicos, poemas épicos ‘A Ilíada’ e ‘A Odisseia’, os pensadores e escritores Charles Perraut e Irmãos Grimm e Monteiro Lobato.
A técnica deu dicas de como utilizar os clássicos da literatura de forma mais fácil, sugestões de trabalhar os contos, a oralidade e a leitura em sala de aula, e contação de história através do teatro de bonecos de animação.
“Sabemos da importância do trabalho da leitura em sala de aula e precisamos embasar os professores com ideias. A próxima oficina será de jogos didáticos, ou seja, utilizar os jogos na alfabetização”, afirmou a coordenadora do Ensino Fundamental da DRE 8, Nara Costa.
Para a técnica referência do Ensino Fundamental da DRE 8, Elizabeth Freitas, a oficina tem objetivo de mudar a realidade da escola, incentivando os professores a transformar a prática da leitura e da escrita em algo constante nas escolas. “O projeto foi criado em 2008 pela professora Andréa Brazil e passou um tempo parado. Estamos retomando e queremos incentivar e promover a formação continuada, para que os professores também sejam multiplicadores”, disse.
