Professores da rede em atuação como monitores no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Maceió participaram nesta segunda-feira (08), no Centro de Formação Ib Gatto Falcão (Cenfor), no Cepa, de curso preparatório para conhecimento integral da plataforma Logitec – que permite o ensino de lógica e formação para o mercado de trabalho com o uso da tecnologia.
-Os monitores do Pronatec também receberam orientações específicas como o cadastro e monitoramento de alunos. Segundo a equipe organizadora, esta também é a primeira turma de professores da rede estadual de educação a participar da Formação para o Mercado de Trabalho. Esse é um programa destinado aos profissionais interessados em obter formação complementar socioeducativa para exercício do trabalho, por meio do desenvolvimento de novas competências para o mercado e outras relações sociais.
Os professores assistiram a palestra e tiveram atividade prática em laboratório. Todos os participantes receberam exemplares da primeira coleção brasileira de livros didáticos com a tecnologia Wilivro, com QrCode – que permite o acesso, por meio do smartphone ou tablet, aos conteúdos das lições em formato de vídeo.
Para Carlos Aquiles, idealizador do modelo de ensino presencial mediado por elementos didáticos interativos (EPM/EDI), representando a empresa Wilivro, a ideia é baseada na provocação e na mediação. “Na forma de jogos com perguntas e respostas – processo de interação – levamos o aluno a aprendizagem de inúmeros conceitos”, declara, explicando as principais vantagens do projeto que já realizou mais de 500 mil cursos ministrados, sempre com boa avaliação dos participantes. A formação irá preparar 100% dos alunos do Pronetec matriculados pela rede estadual de educação.