×

Alagoas

Professores de Piaçabuçu participam de curso de Linguagem Libras

Professores superaram as expectativas dos organizadores

Com o objetivo de inserir todas as crianças e jovens na rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Piaçabuçu por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu o curso básico de capacitação em libras para professores da rede municipal de educação. “O objetivo do curso foi levar aos professores a capacidade de ensinar os alunos a linguagem LIBRA, a única forma de comunicação surdo-mudo, tendo os educadores aproveitado a oportunidade para aprender e posteriormente repassar aos alunos em sala de aula”, disse Claudenúbia Alves, coordenadora pedagógica da secretaria de educação.

A capacitação em Libras possui uma carga horária de 120 horas e estava sendo realizada no auditório da escola Padre Luís Leite aos sábados, porém a procura dos professores pelo curso, surpreendeu aos organizadores De acordo com Secretária de Educação, Maria Santana, a ideia de capacitar os professores em Libras surgiu do desejo da tradutora, interprete e instrutora, Gilmaria Farias, que é formada pelas Universidades Federais de Santa Catarina e Alagoas. O curso surgiu dentro da necessidade do município estar dentro da demanda da Lei de Libras que foi promulgada em 2002 e regulamentada por decreto de 2004. “Reconhecendo a necessidade o prefeito Dalmo Santana Jr. não pensou duas vezes em autorizar o curso básico que foi de grande avalia não só para os professores, mas para o município que se tornou um modelo de base para a comunicação surdo-mudo”, afirmou a secretária.

Com a realização do curso a Prefeitura de Piaçabuçu e a Secretaria de Educação e Cultura possibilitaram aos professores a oportunidade de melhorar o currículo, conhecer outro Idioma, ter uma nova experiência enquanto profissional, conhecer uma outra cultura, descobrir Surdos na cidade, ensinar algo novo aos seus alunos, e aprender a lhe dar com alunos Surdos ou D.A (Deficiência Auditiva).

O prefeito Dalmo Santana Jr., parabenizou os participantes do curso e a Secretaria da Educação pela promoção do evento que capacitou os servidores com a língua de sinais. “Essa é uma iniciativa muito bacana e o nosso governo tem o compromisso de combater a exclusão, pois todo cidadão tem o direito de se comunicar”, destacou.

Durante o encerramento do curso aconteceram várias apresentações, entre elas de músicas natalinas com linguagem de sinais fruto do aprendizado da professora Ceiça, que foi acompanhada pela leitura de um texto feito pela Professora Gilmara Farias e interpretado pelo professor Samir Militão em sinal de libras, que destacou a importância do curso e confirmou que não vai parar por ai, e numa de suas viagens fez passar por surdo para sentir na pele a dificuldade que passam as pessoas portadoras de D.A.

No que diz respeito aos alunos com surdez na rede municipal, através da busca já há atualmente cerca de 25 pessoas com essa deficiência. “Para fazer o atendimento eficiente e de qualidade a estes alunos, estamos capacitando num curso de Libras com os profissionais efetivos e envolvidos no processo ensino aprendizagem”, finalizou Gilmara.