Ato público será realizado na cidade a partir das 09 horas desta quinta, 19
Com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (SINTESE), os professores do município de Neópolis, localizado a 116 km da capital Aracaju, realizarão a partir das 09 horas dessa quinta-feira, 19, um ato público com concentração na Sub-sede do sindicato.
De acordo com as informações repassadas à redação do aquiacontece.com.br, o portal de notícias mais acessado da região do Baixo São Francisco alagoano e sergipano, o objetivo do ato é mostrar ao chefe do Executivo municipal e aos vereadores que a categoria é totalmente contra a criação do Fundo de Previdência Própria.
Na oportunidade, um abaixo-assinado contando com a assinatura dos professores da rede municipal de ensino será entregue na sede da Prefeitura de Neópolis, na Câmara Municipal de Vereadores e no Ministério Público mostrando que a categoria está unida e que não aceita a criação do novo plano de Previdência Social.
Alguns prefeitos que apoiam a criação do Regime de Previdência dos Servidores Públicos, denominado Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), alegam que com a criação do regime, o município deixaria de pagar 22% da folha de pessoal ao Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) para pagar apenas 11% no Regime Próprio de Previdência Municipal.
No entanto, muitos sindicatos se mostram contrários à proposta por inúmeros motivos, principalmente porque no regime próprio a gestão municipal paga a previdência se quiser, já vinculado ao INSS ele é obrigado para ter certidão negativa que autoriza a pegar empréstimos e receber recursos do Estado e da União. No regime próprio os gestores ficam livres para aplicar o dinheiro descontado dos salários dos servidores no mercado financeiro que pode resultar em perdas e prejudicar o servidor no momento de sua aposentadoria.
Em nota distribuída com a imprensa, o SINTESE convida a todos os professores e funcionários da rede municipal de ensino a se fazerem presentes no evento.
