×

Brasil/Mundo

Professores de Neópolis entram em greve

Professores da rede municipal de ensino de Neópolis entraram em greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada durante assembléia realizada nesta terça-feira no salão da casa paroquial do município sergipano. A categoria rejeitou proposta do prefeito Marcelo Guedes Souza (PTB) que encaminhou cópia de projeto de lei que ainda será analisado pela Câmara de Vereadores.

A reportagem do Aqui Acontece apurou que a matéria sobre o Plano de Cargos e Carreira (PCC) da categoria foi levado para a assembléia sem a tabela que determina valor do salário de acordo com o tempo de serviço e a qualificação do professor. A falta do documento já seria suficiente para que o movimento grevista fosse deflagrado, sem tempo determinado para ser concluído.

Além disso, professores não concordam com a redução do percentual referente à regência, incentivo ao exercício da profissão em sala de aula. A proposta da prefeitura estabelece o ganho em 1%, com limite de até 5%, independente de aumento de receita para a Educação do município. A proposta é considerada inaceitável pela categoria que já chegou a receber 25% de incentivo a título de regência.

Professores de Neópolis já haviam realizado duas paralisações de advertência antes de deflagrar a greve por tempo indeterminado. Cerca de 130 profissionais da Educação participaram da assembléia de hoje, número representativo da categoria formada por aproximadamente 250 professores. Um ato público deve acontecer na noite da próxima quinta-feira para acompanhar a análise do PCC dos professores na Cãmara de Vereadores.