Iniciativa visa contribuir com a prática pedagógica
Nesta quinta- feira, 05, professores de língua portuguesa da rede estadual de ensino participaram de uma reunião para formação específica. Realizado pelo Departamento de Educação da Secretaria de Estado da Educação (DED/Seed), a iniciativa aconteceu no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dórea, em Aracaju, onde os docentes puderam assistir à palestra do escritor Hermínio Sargentim. Mais de 140 profissionais participaram do evento.
“Essas capacitações acontecem ao longo do ano, como a realizada no último mês de agosto para os professores de língua portuguesa e matemática, visando contribuir com a prática pedagógica desses profissionais e melhorar a qualidade do ensino”, afirmou a diretora do DED, Gabriela Zelice.
Reescrita
Atuando como professor de língua portuguesa há 50 anos, o escritor de livros didáticos, Hermínio Sargentim, apresentou na palestra para os professores sergipanos o tema da reescrita de textos em sala de aula.
De acordo com o palestrante, para saber escrever é necessário que o redator seja revisor do próprio texto, e essa habilidade de reescrita é que determina o sucesso de uma produção escrita.
“Conversei com os professores e ofereci a eles algumas estratégias para que gradativamente elas possam permitir que o aluno incorpore esta habilidade de, ao escrever um texto, não o dar como definitivo na primeira escrita, mas reescrevê-lo no sentido de ir buscando gradativamente a formatação mais adequada”, disse Sargentim.
Segundo o escritor, o processo da escrita é importante para a formação intelectual do indivíduo, pois quem escreve bem tem ideias claras, organiza melhor suas próprias informações. “Como pode ser observado, os alunos que têm bom desempenho na escrita são os que geralmente têm melhor desempenho nas outras disciplinas”, afirma.
Hermínio Sargentim
Renomado autor de livros didáticos e paradidáticos de língua portuguesa, o palestrante Hermínio Sargentim é autor também de gramáticas, dicionários, jogos pedagógicos de alfabetização e letramento.
A literatura também faz parte de sua produção. Os livros são para o público infantojuvenil, como o recente O Pato e a Pata, lançado aqui em Sergipe nesta quinta-feira,4, após sua palestra.
Base Nacional Comum
O Departamento de Educação da Seed aproveitou a presença dos professores no auditório para dar seguimento à campanha de mobilização para construção coletiva do Documento Final da Base Nacional Comum Curricular.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a Base Nacional Comum Curricular (BNC) vai tornar claros os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde o ingresso na Creche até o final do Ensino Médio.
“Com ela os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica, e as famílias poderão participar e acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos”, disse a diretora do DED, Gabriela Zelice.
