Decisão tomada em assembleia realizada nesta terça-feira, 15
Durante assembleia realizada nesta terça-feira, 15 de maio, no auditório da Reitoria do Campus A. C. Simões, localizado no bairro do Tabuleiro, os professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) resolveram seguir a determinação do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES/SN) de entrarem em greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira (17).
De acordo com os dirigentes da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), professor Marcio Gomes Barbosa e o professor Ailton Silva Galvão, o governo propôs o acordo de agosto 2011 de forma emergencial para corrigir distorções que existem nos salários dos docentes, entretanto tal acordo não contempla os demais itens referentes à pauta de negociação, protocolada em julho daquele ano, tais como a garantia de financiamento público para as instituições federais de ensino superior (Ifes), assegurando incrementos compatíveis para a expansão, com qualidade.
A carreira única para todos os docentes; a aposentadoria integral, de forma a assegurar a paridade entre ativos e aposentados; a contratação somente a partir de concurso público, pelo regime jurídico único e a garantia da gratuidade, integralidade e universalidade das ações dos hospitais universitários (HU’s) com adoção de medidas contra sua mercantilização e privatização são pontos que estavam na pauta e que não tiveram ainda resposta alguma do governo.
