×

Maceió

Professores da Semed participam de palestra sobre uso de drogas

Keginaldo Paiva falou sober drogas lícitas e ilícitas

O projeto Formação Continuada 2010, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu nesta quarta-feira (22) uma palestra com professores de Educação Física, intitulada “Drogas lícitas e ilícitas: prevenção e suas consequências”. A palestra realizada no auditório da Semed foi ministrada pelo psicólogo Keginaldo Paiva, da Secretaria Estadual de Defesa Social e coordenador da Campanha de Combate às Drogas em Alagoas.

O objetivo da palestra, segundo a formadora da área de Educação Física da Semed, Claudia Rejane Cavalcante, é dar aos professores mais informações sobre drogas dentro do processo de globalização. “A ideia é promover palestras como essas, para levar conhecimento aos professores, voltado para a conscientização, e com foco na melhoria da qualidade de vida de seus alunos”, disse.

Durante a palestra, os professores puderam esclarecer dúvidas e conhecer um pouco mais sobre o uso de drogas e seus efeitos. Paiva disse que a Defesa Social vem realizando um trabalho preventivo com crianças, jovens e pais, e chamou atenção dos professores para o hábito de manter o diálogo com os alunos na escola e despertar cada vez mais neles o hábito da prática de esportes
.
O professor falou sobre as drogas lícitas, como o cigarro e o álcool, e as ilícitas, como maconha, cocaína, crack e ecstasy, conhecida como a droga da balada. Em sua palestra, Keginaldo Paiva alertou sobre os efeitos que cada uma dessas drogas produz no organismo das pessoas, desde a dependência até a morte. “Há uma relação causal entre essas drogas e mais de 60 tipos de doenças ligadas ao sistema imunológico e reprodutivo”, disse

Cada professor recebeu uma cartilha com várias informações de forma clara, objetiva e com linguagem simples, sobre o perigo do uso dos mais variados tipos de drogas e as consequências na vida do usuário e da família. A cartilha contém, ainda, nomes e endereços dos locais onde os usuários podem buscar ajuda para deixar o vício.

A próxima palestra está marcada para esta quinta-feira (23), às 14h, no auditório da Semed.