Professores selecionados para o intercâmbio durante reunião
Oito professores de Língua Inglesa da rede pública estadual foram selecionados pelo programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal, para realizar intercâmbio cultural em língua estrangeira. Desde o dia 7 deste mês, 540 professores de Inglês de todo o Brasil embarcaram para os Estados Unidos, a fim de aperfeiçoar os estudos sobre o idioma e aprender novas metodologias de ensino. Os educadores retornam ao estado no dia 23 de fevereiro.
Segundo a coordenadora do programa em Alagoas, professora Ana Damasceno, mestra e técnica da gerência de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), o curso destinado aos professores selecionados teve início no dia 14 em universidades parceiras das diversas cidades onde estão hospedados.
“Essa é uma grande oportunidade para crescimento profissional e pessoal, viver outra cultura durante 40 dias e ao mesmo tempo aprender novas técnicas relacionadas ao ensino e aprendizagem da Língua Inglesa, com certificado de curso de grandes universidades é uma experiência enriquecedora”, destacou Ana.
O curso será finalizado após a entrega de um projeto a ser desenvolvido pelos professores participantes em até seis meses depois da experiência e enviado para a banca examinadora. De acordo com Ana Damasceno, o trabalho deve ser desenvolvido com base na importância da aprendizagem da Língua Inglesa, como deve ser trabalhada em sala de aula, que métodos podem ser utilizados e que instrumentos podem ser incorporados no processo. Só após a conclusão e envio do projeto, o professor cursista deverá receber o certificado de participação.
Em março, os professores que realizaram intercâmbio terão um momento de socialização de experiências, para que aqueles que não tiveram oportunidade de participar conheçam o funcionamento do programa e o que ele proporcionou aos participantes.
Os oito professores da rede pública estadual selecionados e que já estão no intercâmbio nos Estados Unidos são: Aline Alves Nogueira de Souza (Escola Estadual Afrânio Lages), Ana Lúcia Costa (Escola Estadual Avelina Palmeira), Carleana Merle da Rocha Jatobá (Escola Estadual Rosalvo Lobo), Helen Moura Araújo (Escola Estadual Eunice de Lemos Campos), Maria Betânia Apratto P. dos Santos (Escola Estadual Rosalvo Lobo), Nilson Ferreira da Silva Júnior (Escola Estadual Romeu de Avelar), Suzana Barbosa dos Santos (Escola Estadual Claudizete Lima) e Danilo de Melo Santos (Escola Sebastião da Hora).
Processo seletivo
A seleção para as 20 vagas do programa reservadas para as redes municipal, estadual e federal em Alagoas aconteceu mediante a aplicação de uma prova com 150 questões, agendadas pelos interessados. Além disso, os professores fizeram uma carta de intenção, onde especificavam a importância de aprender a língua e falavam da expectativa em torno da experiência.
De acordo com a superintendente de Políticas Regionais da SEE, Valéria Barros de Lima, a partir de fevereiro deve sair novo edital do Ciências sem Fronteiras, o qual selecionará mais 540 professores da área para a mesma experiência cultural.
