A rede pública estadual de ensino de Sergipe tem um professor selecionado para a última fase do Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program – ILEP 2016), de acordo com a lista divulgada pela Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) no último dia 15.
Dentre os 12 selecionados na etapa brasileira, aparece o nome do docente Leonardo Cardoso Dalbosco, lotado no Colégio Estadual Francisco Rosa, no conjunto Bugio, que leciona Inglês e faz parte da Seed desde 26 de agosto de 2013.
“A Secretaria de Estado da Educação me proporcionou realizar a inscrição para o ILEP, um sonho que já nutria há algum tempo. Depois de passar por várias etapas, inclusive o Toefl, uma fase muito concorrida e cansativa, agora fica a expectativa pelo resultado”, afirma o professor.
A torcida por parte dos alunos de Leonardo é grande e ele atribui essa receptividade ao trabalho que faz na sala de aula. “Eu faço o que gosto, portanto o resultado é muito produtivo. Meus alunos estão junto comigo na realização desse sonho e a meta é trazer para a prática com eles todo o conhecimento que vou adquirir lá, sendo aprovado”, disse o docente.
Agora, os candidatos brasileiros, juntamente com outros de dezenas de países, passarão pela etapa seletiva internacional, onde disputarão 75 vagas do programa nos Estados Unidos. O resultado final com os nomes dos professores selecionados para o intercâmbio nos EUA, de janeiro a maio de 2016, será anunciado em meados de agosto.
Programa
O programa objetiva oferecer oportunidade para professores de inglês, das mais diversas partes do mundo, para participar de curso de aperfeiçoamento com duração de cinco meses nos Estados Unidos.
Segundo a Embaixada Americana, o intuito desse intercâmbio é o fortalecimento da excelência no ensino da língua inglesa, um conhecimento mais aprofundado das melhores práticas em metodologias de ensino, planejamento de aula e uso da tecnologia na educação.
A embaixada informou também que o programa oferece um conhecimento mais amplo sobre os Estados Unidos e contribui para a melhoria do ensino nos países dos participantes, transformando os professores em líderes e multiplicadores que, ao retornarem para seus respectivos países, aplicarão e compartilharão suas experiências e novas habilidades com seus colegas e alunos.
