Skip to content

Professor da Uncisal toma posse no Conselho Editorial da Edufal

  • Home
  • Alagoas
  • Professor da Uncisal toma posse no Conselho Editorial da Edufal

Blog

Professor da Uncisal toma posse no Conselho Editorial da Edufal

O novo Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal de Alagoas tomou posse na manhã desta quinta-feira, 07 de junho, na sede da Edufal. O grupo será fundamental na formulação de novas políticas editoriais para os próximos quatro anos. Entre os novos membros está Rafael André de Barros, docente do Centro de Educação a Distância e coordenador do curso EAD na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Rafael André de Barros explicou que o convite para integrar o Conselho Editorial da Edufal surgiu em conformidade com o regimento interno da editora, que exige que um dos membros do conselho seja externo à Ufal. “Sabendo da minha atuação na EAD da Ufal e mais recentemente na Uncisal, e pensando em estreitar os laços com a Uncisal e o potencial da EAD, recebi o convite da Gestão e não hesitei em aceitá-lo com a anuência da Direção do Centro de Educação a Distância e da Universidade Aberta do Brasil, ambas da Uncisal”, afirmou o professor.

O professor da Uncisal destacou que pretende contribuir significativamente para o cumprimento da missão e visão dentro do planejamento estratégico da Edufal, fomentando possíveis parcerias entre a Uncisal e o Centro de Educação a Distância. Ele também ressaltou o papel crucial das editoras universitárias no fortalecimento da educação e da pesquisa acadêmica, apontando a necessidade de adaptação para o mundo digital.

“Historicamente, as editoras universitárias atuam no campo físico, do impresso, longe da comunidade, do mundo digital e dos cursos a distância. Temos o desafio de adaptar essa atuação de forma inovadora para dialogar com o ciberespaço, com a comunidade externa às universidades, bem como na produção de material didático para cursos na modalidade a distância em mídia digital”, afirmou Rafael André de Barros.

O novo membro da Editora da Ufal vê com otimismo a possibilidade de parcerias entre a Uncisal e a Edufal. Rafael André de Barros elogiou a visão inovadora do novo diretor da Edufal, Prof. Eraldo Ferraz, que busca colaboração com outras instituições parceiras, como a Uncisal. Rafael acredita que, alinhados ao planejamento estratégico da Edufal, poderão atender às demandas da Uncisal, do Centro de Educação a Distância e do conselho gestor da UAB da Uncisal.

Rafael André de Barros também deixou uma mensagem para a comunidade acadêmica da UFAL e para os leitores específicos em educação e pesquisa. Ele expressou gratidão pela formação que recebeu na Ufal, desde a graduação até o doutorado, e por suas primeiras experiências profissionais com EAD na instituição. “Neste momento, é minha vez de tentar retribuir aquilo que recebi na Ufal, principalmente da EAD. Porém, não me limitei apenas a este nicho, mas também como representante do Centro de Educação a Distância (CED) e da Uncisal, dentro dos interesses editoriais da Edufal”, declarou.

A solenidade de posse foi descrita por Rafael André de Barros como alegre, dinâmica e criativa, refletindo as características do Diretor, Prof. Dr. Eraldo Ferraz. Durante o evento, houve um brainstorming inicial para discutir possíveis problemas da Edufal e suas soluções, seguido de uma roda de conversas e apresentações. Os papéis dos membros foram nomeados e demandas internas delegadas. O evento concluiu com um café da manhã junino, com a presença de quase todo o corpo do conselho, que tomou posse naquele momento.

A posse do novo Conselho Editorial da Edufal representa um passo importante na direção de novas políticas e estratégias que fortalecerão ainda mais o papel da editora na produção e divulgação do conhecimento.

Por Agência Alagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também