O professor do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Ufal, Amaro Braga, recebeu três indicações ao 35ª Troféu HQMIX 2022 de Melhor Livro Teórico do Ano. O HQMIX é considerado o “oscar dos quadrinhos brasileiros”, criado pela Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB), que desde 1988 que reúne os profissionais das artes gráficas.
A votação é nacional, feita pelos mais de dois mil associados e encerrou no dia 12 de setembro. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 6 de dezembro, no Sesc 24 de Maio, em São Paulo, com apresentação do jornalista Serginho Groisman.
O professor é frequentemente indicado para as premiações do HQMIX, mas esse ano é a primeira vez que recebe três indicações ao mesmo prêmio. A primeira indicação é para a coletânea Quadrinhos & Educação – volume 6, pela editora de São Paulo Anitta Garibaldi em parceria com a Editora Pernambucana Quadriculando. A obra foi organizada pelos professores Amaro Braga e Thiago Modenesi (UFPE). O volume 7 já é a coleção de estudos sobre Quadrinhos e Educação mais duradoura sobre o tema no Brasil.
A segunda indicação recebida para o professor também é por um trabalho feito em parceria. A professora Natania Nogueira (UEMS) e o pesquisador Caetano Borges (UFMG), assinam a obra intitulada Imagem, Pesquisa e Criatividade: os Quadrinhos como Vetores do Conhecimento, um e-book de acesso e distribuição gratuita (https://is.gd/HQs_Vetores_Conhecimento), editado pela Associação dos Pesquisadores de Arte Sequencial (Aspas).
Já o texto Como utilizar as histórias em quadrinhos para ensinar Sociologia?, de autoria do professor Amaro, presente na coletânea Do Lazer ao Fazer: as Histórias em Quadrinhos na Escola, recebeu mais uma indicação ao prêmio HQMIX. O trabalho é organizado pelos professores Mayara Alvim (IFRJ), Natania Nogueira e Nataniel Gomes ambos da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (Uems).
Trajetória
O professor da Ufal já ganhou o HQMIX de Melhor Contribuição do Ano, em 2007, pelo álbum em quadrinhos Passos Perdidos, História Desenhada: a presença judaica em Pernambuco”. uma HQ antropológica feita em parceria com o Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco e financiada pelo Funcultura do Governo do Estado de Pernambuco.
Amaro Braga é sociólogo e antropólogo, docente do Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGAS) e atual vice-diretor do ICS. Além de outros temas, atua na pesquisa sobre quadrinhos ministrando todos os anos a eletiva Oficina de Histórias em Quadrinhos para os cursos de Comunicação Social, Design e Ciências Sociais da Ufal. Ele tem dezenas de livros sobre o tema, vários deles publicados pela Edufal e diversas Histórias em Quadrinhos voltadas para o ensino de Ciências Sociais.