O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) está de volta à cidade histórica de Penedo, no Baixo São Francisco. A Gerência Estadual do Programa, em parceria com o 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), está intensificando suas ações na região, com o objetivo de promover uma cultura de paz, prevenção e segurança para crianças e adolescentes.
Com 22 anos de história em Alagoas, o PROERD é uma iniciativa educativa e preventiva que tem mudado a realidade de milhares de jovens no estado. O programa, coordenado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e pela Polícia Militar, visa ampliar suas ações educativas, fortalecendo sua presença nas escolas e comunidades.
Entre as novas diretrizes do PROERD, estão a inclusão de alunos do ensino médio, além do envolvimento de pais e responsáveis. A iniciativa também busca expandir suas atividades para outras cidades do estado, capacitando militares de unidades operacionais no interior de Alagoas para atuarem como instrutores do programa. Esses policiais habilitados desempenham um papel crucial na disseminação de políticas de prevenção ao uso de drogas e à violência no ambiente escolar.
O PROERD segue um modelo inspirado no Drug Abuse Resistance Education (DARE), criado em Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983. A metodologia envolve a cooperação entre a Polícia Militar, educadores, pais e a comunidade, oferecendo atividades educacionais em sala de aula para reduzir o uso de drogas e a violência.
Desde sua implantação em Alagoas, em 2002, o PROERD já alcançou cerca de 498 mil alunos. Apenas em 2023, mais de 50 mil pessoas foram beneficiadas em mais de 130 instituições de ensino em todo o estado. O programa também é reconhecido em outros estados brasileiros, participando de capacitações em lugares como Rio de Janeiro, Sergipe, Santa Catarina, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
O retorno do PROERD a Penedo marca um importante passo na continuidade do esforço coletivo para construir uma sociedade mais segura e consciente, onde crianças e jovens possam crescer longe das influências das drogas e da violência.