×

Sergipe

Proerd forma 710 alunos das redes estadual e municipal de ensino

Programa é pedagogicamente estruturado em lições

Muita animação e descontração. Foi nesse clima que o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) promoveu na tarde desta quinta-feira, 10, a formatura de 710 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das redes estadual e municipal de ensino. O evento, realizado no Ginásio de Esportes Augusto Franco, marcou o encerramento das dez aulas do currículo “Caindo na Real”, ministrado pelos 25 instrutores que fazem parte do programa.

Segundo a coordenadora do Proerd em Sergipe, capitã Adriana Littig, o projeto busca educar e fortalecer a personalidade dos alunos por meio de ações preventivas, no desenvolvimento de habilidades básicas e necessárias para optar por escolhas mais seguras e responsáveis. “O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo”, explica a coordenadora do Proerd.

Durante as 10 semanas de curso, foram ministradas palestras com base na teoria da aprendizagem socioemocional, visando o desenvolvimento de cinco habilidades: o auto conhecimento; o colocar-se no lugar do outro; a forma de se comunicar; as habilidades de lidar com riscos e desafios; e, por fim, técnicas para que as crianças façam as melhores escolhas. Sobre as atividades, a capitã Adriana Littig ressalta: “A nossa equipe trabalhou em cima de temas como Responsabilidades e a importância da tomada de decisões em suas vidas; a lidar com situações de tensão, além de não praticar bullying e de ajudar os outros; tudo isso voltado para a prevenção do uso indevido de drogas e para a promoção da cidadania e disseminação da cultura da paz”, salientou a capitã Adriana Littig.

Presente na solenidade, a superintendente executiva da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), Rosenice Machado, frisou o trabalho do Proerd na formação social e emocional das crianças e a sua importância para a redução dos índices de criminalidade em Sergipe. “Quando o Proerd vai às escolas, ensinando noções de cidadania, propagando a cultura da paz, na verdade, ele está investindo na formação social e emocional dessas crianças. Com isso, a Polícia Militar, além de atuar de forma ostensiva, também se preocupa em realizar esse trabalho de prevenção, e isso é muito importante, pois é cuidando dos nossos jovens, difundindo a cultura da paz, que nós efetivamente reduziremos os índices de violência em nosso Estado”, ressaltou.

Para a estudante Micaela da Silva Santos, 11 anos, as aulas serviram tanto para conscientizar sobre o não uso das drogas, como para mudar a sua visão em relação à figura do policial militar. “Antes eu achava estranho a presença dos policiais na escola, eu tinha medo deles, mas durante o curso acabei tendo confiança, até por conta do jeito como eles davam as aulas, bem divertido. Eu aprendi muito, principalmente a não querer ter contato com as drogas, pois além de ser contra a lei, a droga faz mal à saúde”, disse.

Na arquibancada do ginásio, a vendedora Vanessa Santos Oliveira, 30 anos, acompanhava, bastante emocionada, a formatura da filha, Emilly Eduarda, 10. Para ela, essas ações educativas são muito importantes, principalmente para evitar que as crianças se envolvam com o mundo do crime. “O trabalho que o Proerd desenvolve é muito importante, pois hoje em dia têm muitas crianças envolvidas com drogas, com roubos, ou até que pensam em entrar no mundo da criminalidade, e um projeto como esse muda bastante a vida desses jovens. Agradeço bastante por todo o ensinamento que foi passado não só para minha filha, como para toda essa meninada presente”, comemora.

Sobre o Proerd

O Proerd é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. Após as dez semanas de curso, as crianças recebem o certificado Proerd, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastadas e longe das drogas e da violência.

O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo na comunidade escolar em que atua.