Em audiência realizada na tarde desta terça-feira (20), em Brasília, o ministro Guido Mantega, da Fazenda, garantiu ao senador Renan Calheiros (PMDB) a liberação de 80 milhões de reais para os produtores de cana-de-açúcar do Nordeste. Esses recursos serão destinados para o pagamento de subvenção aos plantadores de cana nordestinos e corresponde a diferença entre os custos de produção e os preços praticados no mercado da cana-de-açucar.
O ministro Mantega também comprometeu-se com o senador Renan de “perenizar essa equalização”, colocando a cana-de-açucar no programa de preços mínimos do governo federal, outra reivindicação dos produtores do Nordeste. De acordo com Renan, dos 80 milhões de reais que serão liberados pelo Ministério da Fazenda, mais de 30 milhões serão destinados para Alagoas, o que, segundo ele, beneficiará cerca de 7.200 pequenos produtores alagoanos.
“São recursos que beneficiarão os plantadores de cana da região Nordeste, mas, alcançará, em Alagoas, municípios atingidos pelas enchentes”, disse o senador. Renan viajou de Maceió para Brasília – em pleno recesso parlamentar – especialmente para esta audiência com o ministro Mantega e levou consigo para a reunião os dirigentes das associações de fornecedores de cana de Alagoas, Lourenço Lopes, e de Pernambuco, Alexandre Lima.
Participaram também da audiência, o líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique Alves, e assessores do ministro da Fazenda.