×

Penedo

Prodeter lança rol de ações para desenvolver atividades de produtores rurais de Penedo e região

Entrevista aconteceu na manhã desta quinta, 25, no Programa Realidade

O Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste e coordenador do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), Reginaldo Rocha Gomes, concedeu entrevista ao Realidade nesta quinta, 25, para falar sobre o programa que contempla 90 produtores rurais dos municípios de Igreja Nova, Piaçabuçu, São Sebastião e Penedo.

De acordo com Reginaldo Rocha, o programa foi criado há cinco anos com o objetivo primordial de estruturar a cadeia produtiva da bovinocultura do leite, beneficiando atualmente agentes econômicos de toda a região que com isso passam a ter acesso a diversas ações para melhoria de suas atividades.

“Nosso propósito principal é baixar o custo de produção do leite em 20%, em no máximo três anos. É através da parceria firmada com a Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural que conseguiremos atingir essa meta”, explicou Reginaldo.

“Essas parcerias são muito importantes pra gente porque é através dela que conseguimos ofertar aos produtores rurais ações como capacitação, assistência técnica, dias de campo e seminários, entre outras. Além disso, o banco em si entra com a parte do financiamento contemplando aqueles que estiverem aptos ao recebimento”, complementou.

Reginaldo Rocha declarou ainda durante a entrevista no programa que é apresentado pelo radialista João Lucas na Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) que o Prodeter busca também baixar o custo dos insumos (medicamentos, alimentação, aquisição de sêmens e embriões); aumentar a produção anual de leite, por vaca e por hectare; expandir os canais de comercialização da produção no território; implantar melhorias nas instalações físicas, máquinas e equipamentos utilizados na produção; suprir as necessidades de financiamento dos produtores envolvidos no programa; e promover o fortalecimento dos produtores, por meio da atuação em associações e cooperativas.

“Estamos com muitas ações já programadas e vamos executá-las para conseguir melhorar a qualidade de vida da população regional, fortalecendo as cadeias produtivas das atividades priorizadas, incorporando inovações tecnológicas em atividades produtivas, potencializando a participação dos agentes econômicos locais no processo de desenvolvimento e promovendo o financiamento estruturado de atividades produtivas”, acrescentou o Agente de Desenvolvimento.

O secretário de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola de Penedo, Pedro Felipe, e Presidente do Sindicato Rural de Penedo, Murilo Resende, também participaram da entrevista. Clique no player acima e confira o áudio na íntegra!