Mais um capítulo da história alagoana está prestes a se tornar de conhecimento público. Com lançamento marcado para esta quinta-feira (18), o livro Rio Largo Cidade Operária traz uma extensa pesquisa de uma década sobre a história da cidade, principalmente relativa à cultura do algodão. A publicação é de autoria de Arnaldo Paiva Filho, membro da Associação dos Procuradores do Estado de Alagoas (APE/AL), e será apresentada no Teatro Deodoro, às 19h30.
“Abordo a história da cidade de Rio Largo desde suas origens, com enfoque na figura de Gustavo Paiva, diretor da Companhia Alagoana de Fiação e Tecidos”, explica o autor, que também é neto do principal personagem da obra. Arnaldo afirma que a leitura é direcionada a todos que se interessem em conhecer a trajetória do setor têxtil em Alagoas e a vida do patrono da indústria alagoana.
O evento é organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e também conta com o lançamento do documentário O Comendador do Povo, de Pedro da Rocha, que é parte do projeto de pesquisa. De acordo com Arnaldo Paiva, a produção audiovisual conta a vida de seu avô, com depoimentos de ex-operários das fábricas de tecidos de Rio Largo e de empresários ligados à indústria têxtil do Estado.
Serviço:
O que: Lançamento do livro Rio Largo Cidade Operária e do documentário O Comendador do Povo
Quando: 18/07/2013
Hora: 19h30
Local: Teatro Deodoro
Entrada Franca
