No próximo dia 2 de novembro é dia de finados. É nesta época que as pessoas aproveitam para visitar e rezar pelos entes queridos falecidos. Flores e velas são alguns dos produtos mais comercializados neste período. E para saber como estão os preços praticados no mercado, o Procon/AL, órgão vinculado a Secretaria da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, realizou uma pesquisa com os seguintes artigos: flores, funerárias, planos fúnebres e velas.
Durante uma semana os fiscais do Procon/AL percorreram mais de 20 estabelecimentos comerciais em Maceió para fazer a verificação dos preços. Nas floriculturas as coroas de flores grandes variam entre R$ 100,00 a R$ 200,00. Já o buque de doze rosas pode ser encontrado de R$ 20,00 a R$ 25,00. “Observamos que neste setor os produtos sofrem pouca alteração nos preços. Tendo como exceção a coroa de flores que teve um acréscimo de 100% de uma loja para outra” explica o fiscal do órgão, Gustavo Pureza.
Outro produto que quase não obteve variação de preços foram as velas. O mesmo item é encontrado em estabelecimentos diferentes pelo mesmo valor. Atualmente o pacote com 24 velas custa R$ 9,99, já a de número 4 por R$ 2,03.
Em relação às urnas, as opções são bem variadas. O consumidor pode escolher entre o modelo mais luxuoso ao mais simples. Uma urna super luxo adulto é vendida entre R$ 5.000,00 a R$ 5.500,00. A categoria popular é mais acessível e varia de R$ 390,00 a R$ 400,00. “Vale ressaltar que o valor das urnas dependem do modelo, do peso e da qualidade”, argumenta o fiscal Ricardo Melo.
Os planos funerais são uma boa alternativa para quem quer se preparar para o momento mais doloroso sem estresse. Em Maceió, podemos analisar três tipos diferentes em duas categorias: básica e prata. Na primeira, o plano oscila de R$ 17,00 a R$ 25,00, e na outra de R$ 25,00 a R$ 48,00. “Sabemos o quanto é difícil para os familiares esta hora. Por isso, observamos o quanto os planos estão tento uma boa aceitação na sociedade. Além de fornecer alternativas para as diferentes classes sociais. Esta pesquisa ajuda o consumidor a se preparar para os gastos que são necessários neste momento tão triste, além de saber as alternativas de serviços existentes no mercado”, ressalta o superintendente do Procon/AL, Rodrigo Cunha.
A pesquisa completa pode ser vista através AQUI
