A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor esteve em reunião com a Associação de Supermercados de Alagoas (ASA) durante a manhã desta quarta-feira (9) para fomentar a parceria na campanha educativa “De olho na validade”, que terá início no primeiro semestre de 2016.
A campanha visa alertar o consumidor quanto ao prazo de validade dos produtos, além de torná-lo fiscalizador dos estabelecimentos e parceiro na busca por produtos expirados, que podem trazer danos à saúde. Caso seja encontrado um produto vencido nas gôndolas, o consumidor terá o direito de trocar gratuitamente por um produto igual ao encontrado na área de vendas e que esteja dentro do prazo.
Raimundo Barreto, presidente da ASA, afirmou que grandes redes de supermercado irão participar da campanha. “Cartazes, banners e adesivos serão afixados em locais visíveis dentro dos estabelecimentos para que o consumidor esteja alerta de que aquele local faz parte da campanha”, garante Barreto.
Para a superintendente do Procon/AL, Flávia Cavalcante, a iniciativa é de grande importância. “Apesar das fiscalizações realizadas constantemente, é imprescindível que o consumidor também esteja atento. A campanha dá maior autonomia e torna o consumidor cada vez mais cuidadoso com os produtos que está adquirindo. É uma parceria que traz grandes benefícios”, ressalta Cavalcante.
Caso haja algum problema referente à troca do produto ou demais irregularidades sejam encontradas nos estabelecimentos, é possível abrir uma reclamação ou fazer denúncias, o consumidor pode se dirigir à sede do órgão, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h ou através do 151 (ligação gratuita).
