A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) finaliza o ano de 2015 contabilizando muitas conquistas e mudanças positivas, com destaque às ações voltadas à pessoas com deficiência, o aumento de fiscalizações, a modernização do atendimento, a capacitação de funcionários, entre outras atividades.
Dentre as ações, o órgão se mostrou preocupado com a acessibilidade e a orientação dos lojistas. “Este ano, o órgão desenvolveu um trabalho para conscientizar os estabelecimentos comerciais da importância de promover acessibilidade aos consumidores”, disse a superintendente do Procon/AL, Flávia Cavalcante.
Em parceria com a Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, o órgão realizou uma série de fiscalizações em diversos estabelecimentos comerciais da capital. O objetivo principal foi verificar e orientar os lojistas a importância de disponibilizar adaptações para deficientes. A iniciativa foi uma colaboração do Procon para as ações da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.
Além disso, o órgão inovou e modernizou seus canais de atendimento ao consumidor com a implantação do Hand Talk, um tradutor para Libras, e realizou capacitações internas como o curso de áudiodescrição.
O ano também foi marcado pela modernização do atendimento. O Procon atualizou e aperfeiçoou suas plataformas de atendimento aos consumidores, disponibilizando em sua página oficial do Facebook um canal designado para receber pela internet denúncias e/ou reclamações de consumidores do Estado.
As fiscalizações foram prioridade e se intensificaram em 2015. Na temporada de fiscalização em lojas de cosméticos, por exemplo, foram quase três mil produtos apreendidos por não estarem adequados aos critérios do Código de Defesa do Consumidor. Dezenas de estabelecimentos foram autuados e multados. Já em postos de combustível, cerca de 70 estabelecimentos apresentaram irregularidades e receberam o auto de infração.
Com a finalidade de manter o consumidor informado da variação de valor do mesmo produto, foram desenvolvidas pesquisas de preços de produtos e serviços. “A diferença do valor do pão francês nos bairros de Maceió, preços das mensalidades em faculdades, variação de valor nos brinquedos para crianças, vestimentas, entre outros foram os assuntos analisados pelo órgão”, destacou Flávia Cavalcante.
A capacitação de funcionários também foi uma das prioridades da superintendente durante sua gestão. “O investimento em capacitações é essencial para tornar o órgão um lugar seguro para o consumidor realizar suas reclamações e tirar suas dúvidas, além possibilitar a interação entre os funcionários, melhorando o relacionamento entre eles”. Para o Procon, preparar os gestores para melhorar o tratamento ao público é uma oportunidade de oferecer ao cidadão alagoano um atendimento de excelência.
Nova sede – Em 2016, para melhorar o atendimento à população, os serviços realizados pelo órgão estarão localizados em uma nova sede. Segundo a superintendente, a escolha do novo prédio levou em consideração vários fatores.
“Procurávamos um imóvel para unificar as duas sedes, que fosse central para facilitar o acesso das pessoas e também que fosse espaçoso para abrigar as demandas do Procon. Com a mudança, melhoramos o relacionamento com o consumidor, com maior conforto e acessibilidade”.
Já no atual prédio sede, na ladeira do Brito, irá funcionar o Núcleo Educacional Procon Alagoas (Nepa), que terá novo auditório para treinar funcionários, prestadores de serviços, fornecedores e consumidores.
