Os brasileiros já estão em contagem regressiva para as festividades natalinas. Confraternizações, férias e despesas extras são comuns nesta época. Porém, nem sempre as pessoas se preparam para a gastança. Pensando nisso, o Procon/AL dá dicas de como se planejar melhor para chegada do ano novo.
Confraternizações entre familiares e amigos são habituais em dezembro, mas é importante tomar algumas precauções. Antes de contratar o buffet é interessante fazer uma pesquisa de preço, saber referências sobre os produtos e serviços oferecidos e desconfiar de orçamentos abaixo do mercado. Outro cuidado que se deve ter é com o contrato. As cláusulas devem ser claras e os serviços e os produtos detalhados para não trazer problemas e frustrações.
Como o final de ano coincide com o período de férias, algumas pessoas optam por viajar. As ofertas por pacotes turísticos são enormes, vão desde hotéis, passagens aéreas e traslados completos. De acordo com o Procon/AL, antes de fechar o negócio é necessário ter alguns cuidados. Verificar se a categoria do hotel condiz com a oferta, os serviços que estão inclusos (pensão completa ou meia), checar informações sobre a estrutura física do hotel, se existe translado entre o aeroporto e o local de hospedagem, entre outros.
DESPESAS
O Procon/AL chama atenção também para o excesso de gastos. Segundo o superintendente do órgão, Rodrigo Cunha, o consumidor deve ser comedido com as despesas. “Ele deve lembrar que logo após as festas existem gastos com impostos (IPTU), matrícula escolar e pagamentos de cartões de crédito das compras do final de ano. Portanto, saber poupar é a melhor maneira de entrar em um ano novo com o pé direito”, conclui Cunha.