Estatística referente ao 1º semestre de 2010 divulgada pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Alagoas) indica aumento do número de atendimentos em 12,5%, percentual comparado ao mesmo período do ano passado. O percentual apresentado é do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor – Sindec, que comprova uma maior busca do cidadão pelo seu direito e simultaneamente um maior respeito das empresas para com o público.
Uma surpresa na análise dos dados foi o fato do número de questionamentos sobre telefonia (872) ter sido superada pelo de cartões de crédito (1.032). Estes índices são decorrentes da facilidade de crédito no mercado. “Atualmente uma pessoa pode possuir vários cartões sem precisar comprovar renda e sem ser analisado no SPC. Impulsionando o consumidor a comprar. Ocasionando muitas vezes um endividamento por estourar o limite do cartão e do orçamento”, explica o superintendente do Procon/AL, Rodrigo Cunha.
Das áreas mais questionadas, os produtos lideram com 46,25%, podendo ser desde um celular que apresente vício a uma máquina que parou de funcionar. Na segunda colocação, com 33% estão os assuntos financeiros, onde problemas envolvendo cartões de crédito têm mais de 1/3 dos atendimentos. Com 9,28%, os serviços essenciais aparecem em terceiro na lista, onde conta de luz e água estão no topo.
Desde a implementação do Sindec, em 2006, defeito, má prestação de serviço e cobrança indevida de telefone fixo ou móvel vinham sendo os campeões em reclamações. Outra estatística analisada foi o perfil do consumidor que procura algum ponto de atendimento do Procon, as mulheres são responsáveis por 52,7% deles e os homens, 47,3%. Desse total, 27% possuem de 31 a 40 anos de idade.