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Alagoas

Procon realiza fiscalização de planos de saúde em Alagoas

A demanda de reclamações em relação a planos de saúde tem aumentado. Diariamente, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) recebe consumidores alegando o não cumprimento dos deveres dos convênios. Na manhã desta terça-feira (11), fiscais do órgão averiguaram dois casos.

A consumidora Poliane Goiana alegou que realizou várias tentativas de autorização do plano para uma cirurgia.

“Desde o dia 15 de junho que venho tentando, por várias vezes, a autorização do plano para poder marcar uma cirurgia no joelho para meu pai, de 59 anos. Cansei de tentar resolver diretamente com o plano e resolvi pedir ajuda ao Procon”, explicou a consumidora.

Os fiscais acompanharam a consumidora até a sede do plano, localizado no bairro Farol, explicaram os direitos e deveres dos consumidores e as normas estipuladas no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e pela Agência Nacional de Saúde (ANS) para equipe do convênio.

O plano de saúde entrou em acordo com os conveniados e ficou resolvido que, nesta sexta-feira (14), será realizada uma avaliação para diagnosticar o pré-operatório e marcar a cirurgia.

Em outro caso, os fiscais verificaram a falta de liberação de material cirúrgico. O Procon realizou uma conciliação entre as partes interessadas e ficou liberado os materiais para a cirurgia.

De acordo com a ANS, em caso de atendimento em regime de internação, o consumidor pode aguardar até 21 dias. Já para serviços de emergência e urgência, o atendimento deve ser imediato.

Em nenhuma das ocorrências o órgão autuou os convênios, apenas entregou relatório de visita.

Consumidores que se sintam prejudicados podem realizar uma reclamação pelo número 151, no link de autoatendimento no site do órgão e em qualquer ponto de atendimento.