Comércio lotado: com 13º em mãos, consumidor perde a noção dos gastos
Está chegando mais um fim de ano, é neste período de festas que as pessoas aproveitam para gastar mais. E pensando nisso, o Procon/AL, órgão vinculado a Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, alerta aos alagoanos como usar da melhor forma o 13º salário.
A principal dica do órgão é planejar os gastos. De acordo com dados da Federação do Comércio de Alagoas (Fecomércio/AL) ouve um aumento de 3% no endividamento em Maceió do mês de outubro para novembro.
De acordo com o Procon, com o 13º em mãos, as pessoas devem dar prioridade as dívidas, principalmente, aquelas de juros mais altos, como: cartão de crédito e cheque especial. O superintendente do Procon/AL, Rodrigo Cunha, sugere que a prudência é o melhor remédio. “Sanado este problema, o segundo passo é pesquisar os preços para compras de fim de ano”, disse.
Outro fator importante está relacionado às formas de pagamento. Em compras à vista, o consumidor tem o poder de barganha. “Atenção, para as compras a prazo, muitas lojas trabalham com financeiras que encarecem os produtos. Não aceite acréscimo na hora de pagar com cartão de crédito sem parcelamento, pois deve ser considerado o mesmo preço de à vista”, adverte o superintendente.
O Procon/AL também alerta para que em toda e qualquer compra, sempre exija a nota fiscal, ela é indispensável para garantir os seus direitos de consumidor. Verifique com cuidado se o produto que você está adquirindo está em perfeito estado. Estas precauções evitarão futuros problemas.
Antes de comprar, faça uma pesquisa de preços, utilize os folhetos de promoção das lojas e veja a qualidade do produto, pois nem sempre o mais barato é o melhor. O órgão sempre disponibiliza no site www.procon.al.gov.br pesquisas de preços de diversos produtos.
