O Procon/AL – órgão vinculado a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos – lança no próximo dia 8 o Plano de Metas de Redução de Reclamações com as 10 empresas mais reclamadas em 2012. Os encontros com os fornecedores vão acontecer na sede do órgão, no Centro de Maceió.
O plano pretende reduzir as queixas dos consumidores, aumentar o índice de solução dos casos reclamados, além de fomentar atitudes positivas dos fornecedores em relação aos consumidores e órgãos de defesa do consumidor. O objetivo é ainda focar na identificação dos problemas geradores das reclamações, desenvolvendo ação preventiva e buscando solução célere para as demandas.
De acordo com o superintendente do Procon/AL, Rodrigo Cunha, o plano vai ser uma boa ocasião para estreitar as relações entre consumidores e fornecedores. “Será o momento das empresas assumirem compromissos com os seus consumidores e com o órgão que defende os direitos deles, na prevenção e solução ágil de conflitos”, ressalta Cunha.
Após os encontros serão feitos relatórios para divulgar os compromissos assumidos pelas empresas e as melhorias que elas irão proporcionar no atendimento ao consumidor. No ranking das dez empresas mais reclamadas estão, respectivamente: Insinuante/Ricardo Eletro, Walmart/Bompreço; Itaú, CCE/Digibras; Claro/Embratel; OI; Americanas/Submarino/Shoptime; LG; Magazine Luíza e Master Eletrônica de Brinquedos.