×

Alagoas

Procon lança Cadastro das Reclamações Fundamentadas

Em comemoração ao dia Mundial dos Direitos do Consumidor, o Procon lançou, nesta sexta-feira (15), a quinta edição do Cadastro de Reclamações Fundamentadas, referente ao ano de 2012.

De acordo com o superintendente do Procon, Rodrigo Cunha, esse registro é mais uma ferramenta em prol do consumidor. “Nele as pessoas vão encontrar o ranking geral das empresas mais reclamadas, considerando os números de reclamações atendidas e não atendidas”, explica Cunha.

Através do Cadastro de Reclamações Fundamentadas as pessoas vão poder escolher melhor os fornecedores no mercado. “Elas terão um manual que indicará quais empresas respeitam o consumidor e buscam solucionar os problemas e as que não têm um tratamento adequado. Assim, poderão escolher de forma consciente, além de evitar aborrecimentos”, ressalta o superintendente.

Dando continuidade as atividades da Semana da Mulher e da Cidadania, o Procon estará no dia 17 de março, em Arapiraca, no Parque Ceci Cunha. Das 8h às 17h, vão ser realizadas atividades direcionadas ao público infantil, como shows com palhaços, apresentações de teatro e contadores de história, emissão de carteirinhas do consumidor mirim. O objetivo é tornar as crianças consumidoras conscientes.

Segundo o cadastro, os fornecedores mais reclamados em 2012 foram:

1ºINSINUANTE/RICARDO ELETRO- 491 reclamações
2º WALMART/BOMPREÇO -461
3 ºITAÚ- 427
4°CCE/DIGIBRAS- 364
5ººCLARO/EMBRATEL- 352
6º OI- 315
7º B2W/LOJAS AMERICANAS- 298
8º LG-290
9º MAGAZINE LUIZA- 239
10º MASTER ELETRONICA DE BRINQUEDOS LTDA- 229
11º BRADESCO- 226
12º CENCOSUD BRASIL COMERCIAL LTDA- 214
13º TIM/INTELIG- 197
14º LOJAS GUIDO COMÉRCIO LTDA- 196
15º CELLSHOP TELEFONES LTDA- 175
16º C&A MODAS LTDA- 175
17º SAMSUNG- 169
18º T. R. ASSISTENCIA TECNICA E TELEFONIA LTDA- 162
19º NOVA SERV COMERCIO DE PECAS LTDA. – ME 149
20º NOKIA- 148