A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) participa esta semana do '1º Curso de Tradução Visual com Ênfase em Áudio-descrição: Imagens que Falam', no Hotel Ponta Verde, em Maceió.
Funcionários de diferentes áreas do órgão, incluindo a fiscalização, buscam qualificar e capacitar, para melhor atender os consumidores que possuem deficiência, nesse caso, visual.
O curso, que é promovido pelo Instituto Guerreiros da Inclusão (IGI), com apoio da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos e da Associação Brasileira de Recursos Humanos, em Alagoas (ABRH/AL), dará aos servidores do Procon a acessibilidade que permite às pessoas com deficiência visual assistir e entender melhor às imagens, com a realização da tradução em palavras.
A superintendente do Procon de Alagoas, Flávia Cavalcante, reforça o apoio e a importância dessa capacitação.
“Todos os consumidores tem direito à informação clara. Nosso objetivo é implantar ferramentas para atender à todos os consumidores, inclusive àqueles com deficiência”, frisou Flávia Cavalcante.
A superintendente salientou que além da acessibilidade por meios de recursos de tradução visual, será instalado um software no site do órgão, com a opção de tradução para a língua de sinais (Libras), para consumidores com deficiência auditiva. “É uma série de projetos de inclusão, que só tende a crescer durante todo ano”, finalizou Flávia Cavalcante.
