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Alagoas

Procon aumenta atendimentos através de serviços virtuais

A cada ano, os serviços da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor em Alagoas (Procon) estão sendo modernizados, facilitando a vida do consumidor que sofreu algum tipo de dano. Além das denúncias pelo telefone e pessoalmente, o usuário também pode realizar reclamações através do site e Facebook. Esses meios virtuais correspondem a 30% dos atendimentos totais feitos pelo órgão anualmente.

Ao todo, no ano passado, 36 mil atendimentos foram realizados, 10 mil a mais que no ano anterior. Desses, 89% são resolvidos de forma alternativa pelo próprio Procon. Os outros 11% são os casos resolvidos através do juizado.

Segundo o superintendente do órgão, Adalberto Tenório, os métodos virtuais conseguem alcançar o consumidor de cidades distantes, sem precisar do deslocamento.

“Periodicamente fazemos uma análise do município que não tem Procon instalado, porém existe uma grande procura por nosso atendimento e levamos o Procon Móvel, mas muitos casos são resolvidos pela internet mesmo”, explicou.

O gestor também ressaltou que existem diversos serviços voltados para a prevenção de futuros danos ao consumidor. “Sempre estamos alertando os consumidores através do Facebook ou da mídia para que eles não cheguem a sofrer certos tipos de danos. Compras conscientes, observar a validade do produto, o preço em outras lojas, tudo isso faz com que depois não haja necessidade de uma futura reclamação”, ressalvou.

O órgão possui parcerias com diversas entidades para beneficiar ainda mais o usuário, como a campanha “De olho na validade”, em parceria com a Associação dos Supermercados de Alagoas (ASA), que permite que o consumidor troque algum produto fora da validade exposto, por um mesmo em dia. “O consumidor, dessa forma, também está nos ajudando, sendo fiscal dos supermercados”, disse o superintendente.