A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL), recebeu, durante a semana, estudantes de Direito de duas faculdades da capital para orientação acerca dos direitos do consumidor e tirar dúvidas acerca do funcionamento do órgão.
Os estudantes da Universidade Tiradentes (Unit) trouxeram um questionário com temas relacionados principalmente ao funcionamento e divisão de setores do órgão, como se dão a realização e conclusão de processos, os meios de divulgação das informações relacionadas aos seus direitos e de que forma o consumidor pode entrar em contato.
“Esses alunos são o nosso futuro, e é essencial a troca de informações direta com eles, principalmente quando o foco são os direitos do consumidor. Estamos de portas abertas para recebê-los e dar a orientação necessária para que façam o melhor trabalho possível”, enfatizou a superintendente Flávia Cavalcante.
Os grupos também questionaram temas específicos, como as reclamações realizadas em compras realizadas fora de estabelecimento comercial (e-commerce).
“Em 2015, tivemos 1.071 reclamações de consumidores que adquiriram seus produtos ou serviços pela internet e 781 reclamações de serviços e produtos adquiridos por telefone. Porém, não chega nem a 10% das reclamações de compras e contratos feitos em estabelecimentos comerciais”, explicou o diretor do Procon/AL, João Neto.
Já os alunos do Centro Universitário Cesmac fizeram uma pesquisa para a elaboração de um artigo sobre as práticas e cláusulas de contrato abusivas em Maceió.
