Reclamações sobre operações bancárias e a omissão de informações sobre operações bancárias e a omissão de informações dos bancos tem sido a queixa número um dos consumidores em todo o Brasil. Em Alagoas não é diferente. Em 2018, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon/AL) recebeu 528 reclamações relacionadas a taxas abusivas, venda casada, cobrança de serviços não contratados e tempo de espera nas filas.
Em muitos casos, o banco não informa ao consumidor os valores cobrados nas taxas e tarifas bancárias, além de praticarem a venda casada em aberturas de conta, incluindo seguros, capitalizações, cartões de crédito, entre outros serviços que o consumidor não tem conhecimento de estar adquirindo. Assim, depois que as cobranças aparecem, o consumidor é pego de surpresa e, mesmo após reclamar com a instituição bancária, muitos se negam a cancelar o produto ou não dão explicações.
O Procon Alagoas faz um alerta para os consumidores e para os bancos que praticam esse tipo de operação abusiva: o princípio da transparência consagra que o consumidor tem o direito de ser informado sobre todos os aspectos de serviços ou produtos expostos ao consumo, o que é previsto no artigo 6°, inciso III do Código de Defesa do Consumidor.
