×

Cultura

Proclamação da República será celebrada com festa na Rua XV de Novembro

Orquestra Amigos da XV ao lado do ?Tadeu e seus Bonecos?

Em algumas cidades do país o dia 15 de novembro é celebrado com solenidades cívicas, mas no município de Penedo, localizado na região do Baixo São Francisco, a data de aniversário da Proclamação da República é festejada com muita alegria e este ano não será diferente graças a 7ª edição do “Folia na XV”.

O evento que é organizado por moradores da Rua XV de novembro, no bairro Santo Antônio, conhecido popularmente como Barro Vermelho, terá uma vasta programação. Diferente de anos anteriores, a 7ª edição do “Folia na XV” vai começar ser festejada já no dia 14 de novembro.

De acordo com a jovem Linair Feitosa, uma das organizadoras do evento, a partir das 18 horas da próxima quinta-feira, 14, a comunidade se juntará para participar de um momento de oração. Logo em seguida, a programação seguirá com uma série de homenagens. Finalizando o primeiro dia do “Folia na XV” um grande show com o que tem de melhor na Música Popular Brasileira (MPB) será realizado a partir das 21 horas.

“Nossa intenção é melhorar a festa a cada ano, por isso em todas as edições buscamos inovar. Nosso público é bastante diferenciado, por isso optamos por colocar a seresta na noite do dia 14 para agradar aqueles que tem mais idade e apreciam uma boa música. Vai ser um show emocionante e que vai ficar na história”, declarou entusiasmada a produtora cultural.

No dia 15 de novembro a festa começará logo cedo. A partir das 8 horas a “Orquestra Amigos da 15” percorrerá a rua anunciando que a folia continua e não tem hora para acabar. Paralelo a isso, acontecerá também o momento infantil, onde as crianças da comunidade poderão se divertir com quebra-pote, corrida do ovo e dança da cadeira, entre outras brincadeiras. A criançada ainda poderá voltar para casa com um dos brindes que a organização do evento conseguiu arrecadar junto a parceiros locais.

Já a partir das 14 horas, a “Orquestra Amigos da XV” voltará à rua, só que dessa vez ao lado do “Tadeu e seus Bonecos” para abrilhantar ainda mais a festa com muito frevo e folia. O encerramento dessa edição do evento ficará por conta da banda Balanço Geral, que ao som de muito pagode promete encerrar com chave de ouro o “Folia na XV” 2013.

Veja como foi a 6ª edição da festa: